A Participação de Pessoas com Deficiência e o Papel dos Projetos Práticos em uma Disciplina sobre Acessibilidade em Sistemas Computacionais

  • André Pimenta Freire Universidade Federal de Lavras

Resumo


O desenvolvimento de habilidades para atuação com Design Inclusivo tem tido importância crescente, com destaque para esses aspectos em cursos da área de Computação. Este artigo apresenta reflexões sobre ofertas de uma disciplinas eletiva de Acessibilidade em Sistemas Computacionais para cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. O artigo apresenta reflexões sobre a importância do envolvimento de pessoas com deficiência durante o curso e sobre as vivências adquiridas nos projetos práticos utilizando métodos de Design Inclusivo com pessoas com deficiência. O artigo contribui com discusões sobre o ensino de Acessibilidade Digital em cursos da área de Computação em cursos específicos e disciplinas de IHC.

Referências

Alonso, F., Fuertes, J. L., González, Á. L., and Martínez, L. (2010). On the testability of wcag 2.0 for beginners. In Proceedings of the 2010 International Cross Disciplinary Conference on Web Accessibility (W4A), pages 1–9.

Guimarães, T. G. and Prates, R. O. (2020). Practice-centered hci: teaching in undergraduate computing courses in brazil. In Proceedings of the 19th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–10.

Lewthwaite, S., Coverdale, A., and Butler-Rees, A. (2020). Teaching accessibility in computer science and related disciplines: a systematic literature review and narrative synthesis protocol. Social Science Protocols, 3:1–11.

Lewthwaite, S., Coverdale, A., and Horton, S. (2021). Teaching accessibility project - how is digital accessibility taught and learned? Disponível online em https://teachingaccessibility.ac.uk/, último acesso em 19 de agosto de 2021. University of Southampton. Funded by UK Research and Innovation.

Lewthwaite, S. and Sloan, D. (2016). Exploring pedagogical culture for accessibility education in computing science. In Proceedings of the 13th International Web for All Conference, pages 1–4.

Melo, A. M. (2010). Acessibilidade e inclusão digital: disciplina de contexto social para estudantes de ciência da computação. In Workshop sobre Educação em Interação Humano-Computador.

Paula, S. N. d. and Carvalho, J. O. F. d. (2009). Acessibilidade à informação: proposta de uma disciplina para cursos de graduação na área de biblioteconomia. Ciência da informação, 38:64–79.

Sonka, K., McArdle, C., and Potts, L. (2021). Finding a teaching a11y: Designing an accessibility-centered pedagogy. IEEE Transactions on Professional Communication.

Stephanidis, C. (2009). The universal access handbook. CRC Press.

World Wide Web Consortium (2018). Web content accessibility guidelines 2.1. Disponível online em https://www.w3.org/TR/WCAG21/, último acesso em 19/08/2021.
Publicado
18/11/2021
FREIRE, André Pimenta. A Participação de Pessoas com Deficiência e o Papel dos Projetos Práticos em uma Disciplina sobre Acessibilidade em Sistemas Computacionais. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 29-34. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2021.19586.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2