Panorama do Ensino de IHC no Brasil: uma análise dos anais do WEIHC de 2016 a 2020

  • Danilo Silveira Martins Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Maria Lúcia Bento Villela Universidade Federal de Viçosa

Resumo


Este artigo traz um panorama do ensino de Interação Humano-Computador (IHC) no contexto dos cursos de graduação brasileiros. A análise considerou os 41 artigos que compõem os anais do WEIHC no período de 2016 a 2020. Os resultados mostram os desafios relacionados ao ensino de IHC, discutem aspectos relacionados à interdisciplinaridade, integração com a extensão e mercado de trabalho e ainda apontam metodologias e ferramentas adotadas pelos docentes. Tais experiências servem de parâmetro à comunidade de IHC para nortear suas atividades.

Referências

Barbosa, S. D. J. (2012). Pesquisa sobre ensino de ihc no brasil em 2012: Desafios e oportunidades. In Workshop sobre Ensino de IHC (WEIHC), pages 3–5.

Barbosa, S. D. J., Silva, B. S. d., Silveira, M. S., Gasparini, I., Darin, T., and Barbosa, G. D. J. (2021). Interação Humano-Computador e Experiência do Usuário. Autopublicação.

Benitti, F. and Sommariva, L. (2012). Investigando o ensino de ihc no contexto da computação: o que e como é ensinado. In Workshop sobre Ensino de IHC (WEIHC), volume 967, pages 33–38.

Bim, S. A., Prates, R. O., Silveira, M. S., and Winckler, M. (2011). Ensino de ihc-atualizando as discussões sobre a experiência brasileira. In Anais do XIX Workshop sobre Educação em Computação (WEI). SBC, Porto Alegre.

Boscarioli, C., Silveira, M., Prates, R., Bim, S., and Barbosa, S. (2014). Currículos de ihc no brasil: panorama atual e perspectivas. In Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação, pages 40–49. SBC.

Boscarioli, C., Zaina, L. A., Bim, S. A., Barbosa, S. D. J., and Silveira, M. S. (2016). Hci education in brazil from the results of the workshop on teaching of hci. In Proceedings of the 15th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–4.

Guimarães, T. G. and Prates, R. O. (2020). Practice-centered hci: teaching in undergraduate computing courses in brazil. In Proceedings of the 19th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–10.

Zorzo, A. F., Nunes, D., Matos, E., Steinmacher, I., de Araujo, R. M., Correia, R., and Martins, S. (2017). Referenciais de formação para os cursos de graduação em computação.
Publicado
18/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MARTINS, Danilo Silveira; VILLELA, Maria Lúcia Bento. Panorama do Ensino de IHC no Brasil: uma análise dos anais do WEIHC de 2016 a 2020. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 79-84. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2021.19593.