Uso do TAM — Technology Acceptance Model — no Ciclo de Design de Aplicações Computacionais

  • Matheus Cruz Universidade Federal Fluminense (UFF) http://orcid.org/0000-0001-8254-456X
  • Érica Mourão Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Flávia Bernardini Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • José Viterbo Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Daniela Trevisan Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo


Nas últimas décadas, a avaliação da experiência de usuário na utilização de sistemas ganhou importância. Existem diversos métodos de avaliação de experiência de usuário, entretanto identificar qual é o método mais indicado a ser aplicado em cada fase do ciclo de design de um sistema é um desafio. O objetivo desse minicurso teórico-prático é apresentar o modelo TAM (Technology Acceptance Model), suas principais aplicações e exemplos de casos reais. Na parte teórica são apresentadas as definições e aplicações do modelo TAM, incluindo as etapas necessárias para sua utilização na etapa de design de aplicações computacionais. Na parte prática, exemplos de casos reais são explorados em atividades com os participantes para uma melhor compreensão do uso do modelo TAM.

Palavras-chave: Technology Acceptance Model, TAM, Experiência do Usuário, UX, Design, Sistemas interativos, minicurso

Referências

International Organization for Standardization. 2010. Ergonomics of Human-system Interaction: Part 210: Human-centred Design for Interactive Systems. ISO.

Aulia Inan Nur, Harry B. Santoso, and Panca O. Hadi Putra. 2021. The method and metric of user experience evaluation: a systematic literature review. In 2021 10th International Conference on Software and Computer Applications, 307–317.

Roger S Pressman. 2005. Software engineering: a practitioner’s approach. Mc GrawHill.

N Norman. 2020. World leaders in research-based user experience.

Fred D Davis. 1989. Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS quarterly, 319–340.

Kasper Hornbæk and Morten Hertzum. 2017. Technology acceptance and user experience: a review of the experiential component in hci. ACM Transactions on Computer-Human Interaction (TOCHI), 24, 5, 1–30.

Matheus M Cruz, Roberta S Oliveira, Augusto PV Beltrão, Paulo HB Lopes, José Viterbo, Daniela G Trevisan, and Flavia Bernardini. 2020. Assessing the level of acceptance of a crowdsourcing solution to monitor infectious diseases propagation. In 2020 IEEE International Smart Cities Conference (ISC2). IEEE, 1–8.

Erica Mourao, Marcel Dias, Edilson Pinheiro, José Viterbo, and Cristiano Maciel. 2021. Colabin: modelo de colaboração interativa de aula fracionada para o ensino remoto na educação superior. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 68–79.

Camille Sagnier, Emilie Loup-Escande, Domitile Lourdeaux, Indira Thouvenin, and Gérard Valléry. 2020. User acceptance of virtual reality: an extended technology acceptance model. International Journal of Human–Computer Interaction, 36, 11, 993–1007.

Younghwa Lee, Kenneth A Kozar, and Kai RT Larsen. 2003. The technology acceptance model: past, present, and future. Communications of the Association for information systems, 12, 1, 50.
Publicado
17/10/2022
CRUZ, Matheus; MOURÃO, Érica; BERNARDINI, Flávia; VITERBO, José; TREVISAN, Daniela. Uso do TAM — Technology Acceptance Model — no Ciclo de Design de Aplicações Computacionais. In: PROPOSTAS DE MINICURSOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 21. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 3-4. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2022.226765.