Evasão Universitária e Estratégias para Retenção de Alunos com Base em Intervenções Remotas

Resumo


A evasão escolar representa uma preocupação para as instituições de ensino, principalmente o ensino superior, e interfere diretamente na gestão e nos resultados acadêmicos das instituições. O Experience Sampling Method (ESM) e o Ecological Momentary Assessment (EMA), são métodos que visam coletar dados autorrelatados pelos indivíduos sobre seu comportamento, cognição ou emoção. O objetivo deste trabalho foi criar programas de intervenção usando ESM para serem utilizados por alunos de uma universidade para relatar suas dificuldades acadêmicas. A solução auxilia os profissionais de Psicologia na criação de programas de intervenção de combate à evasão.

Palavras-chave: Evasão Universitária, Retenção de Alunos, ESPIM, Intervenções Remotas

Referências

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Publicado
17/10/2022
SANCHES, Rodolfo S.; PONTI, Moacir A.; RODRIGUES, Kamila R.. Evasão Universitária e Estratégias para Retenção de Alunos com Base em Intervenções Remotas. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 21. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 84-87. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2022.224849.