Evasão Universitária e Estratégias para Retenção de Alunos com Base em Intervenções Remotas
Resumo
A evasão escolar representa uma preocupação para as instituições de ensino, principalmente o ensino superior, e interfere diretamente na gestão e nos resultados acadêmicos das instituições. O Experience Sampling Method (ESM) e o Ecological Momentary Assessment (EMA), são métodos que visam coletar dados autorrelatados pelos indivíduos sobre seu comportamento, cognição ou emoção. O objetivo deste trabalho foi criar programas de intervenção usando ESM para serem utilizados por alunos de uma universidade para relatar suas dificuldades acadêmicas. A solução auxilia os profissionais de Psicologia na criação de programas de intervenção de combate à evasão.
Referências
Pal, S. (2012). Mining educational data using classification to decrease dropout rate of students. Internation Journal of Multidisciplinary Sciences and Engineering, 3:35–39.
Ribeiro, M. (2005). O projeto profissional familiar como determinante da evasão universitária: um estudo preliminar. Revista Brasileira de Orientacao Profissional, 6:55–70.
Veloso, T. C. M. A. and de Almeida, E. P. (2002). Evasão nos cursos de graduação da universidade federal de mato grosso, campus universitario de cuiabá – um processo de exclusão. Série-Estudos - Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, (13):133–148.