ConnecTruth: Um ambiente para disseminar informações
Resumo
As fake news são um cenário preocupante no mundo atual, pois pode acarretar diversas consequências na comunicação. O maior combatente das fake news é a informação, portanto quanto mais bem embasada uma notícia é, maior a probabilidade de ser verdade. Este projeto tem o objetivo propor o design de uma nova rede social que preza pela verdade na troca de informações. O usuário poderá inserir links e referências para indicar a fonte da informação e os demais usuários avaliam e julgam a informação como verídica ou não.
Referências
Gonçalves Rocha, R. and Darsie de Souza, C. (2022). A (des) cidadania presente nas “fake news”. Jornada Acadêmica do Programa de Pós-graduação em Educação da Unisc, 3(3).
Guess, A., Nagler, J., and Tucker, J. (2019). Less than you think: Prevalence and predictors of fake news dissemination on facebook. Science advances, 5(1):eaau4586.
Jackson, C. (2018). Fake news, filter bubbles, and post-truth are other people’s problems. Global Market Research and Public Opinion Specialist (IPSOS), Washington DC.
Lowdermilk, T. (2019). Design Centrado no Usuário: um guia para o desenvolvimento de aplicativos amigáveis. Novatec Editora.
Monteiro, R., Nogueira, R., and Moser, G. (2019). Desenvolvimento de um sistema para a classificação de fakenews com textos de notícias em língua portuguesa. In Anais da XV Escola Regional de Banco de Dados, pages 131–140. SBC.
Shu, K., Sliva, A., Wang, S., Tang, J., and Liu, H. (2017). Fake news detection on social media: A data mining perspective. SIGKDD Explor. Newsl.19(1):22–36.
TJPR, T. d. J. d. E. d. P. (2019). O perigo das fake news. [link].
Vosoughi, S., Mohsenvand, M. and Roy, D. (2017). Rumor gauge: Predicting the veracity of rumors on twitter. ACM Trans. Knowl. Discov. Data, 11(4).