MAIA: uma solução atrativa para estimular o senso crítico

  • Anderson Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Edoardo Nogueira Universidade Federal do Ceará
  • João Vilnei Universidade Federal do Ceará
  • Nataly Campelo Universidade Federal do Ceará
  • Sávila Amancio Universidade Federal do Ceará

Resumo


A desinformação e a propagação de fake news são problemas presentes em todo o mundo. Este artigo surge como contribuição para o controle da disseminação de notícias falsas, e tem como objetivo apresentar o MAIA, um jogo para smartphone que, a partir de perguntas sobre a veracidade ou não de notícias, projetadas em RA sobre totens espalhados em praças públicas, estimula o desenvolvimento do senso crítico de seus usuários de modo atrativo e prazeroso. O projeto nasceu de uma pesquisa através de três métodos de coleta de dados, formulário online, entrevista e netnografia, que permitiram levantar as maiores dores do público relativas à desinformação. Com base nos dados obtidos, foi elaborada uma solução gamificada, que visa estimular o senso crítico de seus usuários através da análise de notícias. A partir da reflexão de Marilena Chaui, o usuário, desafiado pelo jogo, tem seu estado de ignorância confrontado, sendo tomado pela incerteza e insegurança, fazendo-o perceber sua ignorância e resultando no estímulo pela busca da verdade.
Palavras-chave: Senso Crítico, Fake News, Jogo

Referências

Barbosa, S. D. J.; Silva, B. S. da; Silveira, M. S.; Gasparini, I.; Darin, T.; Barbosa, G. D. J. (2021) “Interação Humano-Computador e Experiência do usuário”, Autopublicação.

Chaui, Marilena. (2000) “Convite à Filosofia”, Editora Ática.

Eliseu, Sérgio Rafael Tomé Das Neves. (2016) “O mundo como uma C.A.V.E. – Estratégias narrativas em Realidade Aumentada”, Faculdade de Belas Artes, Porto

Junior, G. S. (2015) “Desenvolvimento de Sistema de Geolocalização em Realidade Aumentada para Multiplataforma Móvel”, Dissertação, Faculdade de Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Uberlândia.

Newman, N.; Fletcher, R.; Schulz, A.; Andı, S.; Nielsen, R. K. (2020) Reuters Institute Digital News Report 2020, Reuters Institute.
Publicado
17/10/2022
OLIVEIRA, Anderson; NOGUEIRA, Edoardo; VILNEI, João; CAMPELO, Nataly; AMANCIO, Sávila. MAIA: uma solução atrativa para estimular o senso crítico. In: COMPETIÇÃO DE DESIGN - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 21. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 156-160. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2022.226276.