Avaliação do Engajamento do Usuário em jogos digitais: Comparando dados autorreportados e psicofisiológicos

  • Rebeca M. Pontes Universidade Federal do Ceará
  • Ticianne G. R. Darin Universidade Federal do Ceará

Resumo


No campo da Pesquisa de Usuários de Jogos, o engajamento é a consequência de uma interação motivadora entre o usuário e um jogo digital. Medir o engajamento é relevante e útil para todos os tipos de aplicações, mas, em jogos, esse construto é fundamental para entender o comportamento do jogador e mensurar a eficiência do jogo. Devido a relevância deste assunto, vários modelos teóricos e empíricos foram propostos na literatura, desde medições fisiológicas, como o monitoramento das batidas do coração, até métodos autorreportados, como a escala de atitude UES-Br. Portanto, o objetivo deste trabalho é verificar a correlação dos construtos de engajamento dos métodos autorreportados com as medições psicofisiológicas e como um pode complementar o outro. Para conduzir esta pesquisa, estão sendo executadas as seguintes etapas: Revisão da literatura, onde está sendo conduzido um estudo terciário de trabalhos que mapeiam métodos de avaliação de engajamento e bem-estar; Escrita do projeto para o Comitê de Ética, descrevendo os experimentos previstos para avaliação dos métodos de avaliação autorreportados e psicofisiológicos; Aplicação dos experimentos, onde será selecionado uma previamente amostra de participantes para jogar determinados jogos digitais; Por fim, será feita a coleta e análise dos resultados obtidos nos experimentos.

Palavras-chave: Avaliação, Engajamento, Bem-estar, Pesquisa de Usuários de Jogos, Experiência do Jogador

Referências

Abbasi, A. Z., Ting, D. H., Hlavacs, H., Costa, L. V., and Veloso, A. I. (2019). An empirical validation of consumer video game engagement: A playful-consumption experience approach. Entertainment Computing, 29:43–55.

Brockmyer, J. H., Fox, C. M., Curtiss, K. A., McBroom, E., Burkhart, K. M., and Pidruzny, J. N. (2009). The development of the game engagement questionnaire: A measure of engagement in video game-playing. Journal of experimental social psychology, 45(4):624–634

Bruhlmann, F. and Schmid, G.-M. (2015). How to measure the game experience? analysis of the factor structure of two questionnaires. In Proceedings of the 33rd annual acm conference extended abstracts on human factors in computing systems, pages 1181–1186.

Deci, E. L. and Ryan, R. M. (1985). Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. Perspectives in social psychology.

Doherty, K. and Doherty, G. (2018). Engagement in hci: conception, theory and measurement. ACM Computing Surveys (CSUR), 51(5):1–39.

Glasnapp, J. and Brdiczka, O. (2009). A human-centered model for detecting technology engagement. In International Conference on Human-Computer Interaction, pages 621–630. Springer.

Kim, H. and Kim, B. (2019). The evaluation of visitor experiences using the peak-end rule. Journal of Heritage Tourism, 14(5-6):561–573.

Maia, C. L. B. and Furtado, E. S. (2019). An approach to analyze user’s emotion in hci experiments using psychophysiological measures. IEEE Access, 7:36471–36480.

Miranda, D., Li, C., and Darin, T. (2021). Ues-br: Translation and cross-cultural adaptation of the user engagement scale for brazilian portuguese. Proceedings of the ACM on Human-Computer Interaction, 5(CHI PLAY):1–22.

Ntoumanis, N., Ng, J. Y., Prestwich, A., Quested, E., Hancox, J. E., Thøgersen-Ntoumani, C., Deci, E. L., Ryan, R. M., Lonsdale, C., and Williams, G. C. (2021). A meta-analysis of self-determination theory-informed intervention studies in the health domain: Effects on motivation, health behavior, physical, and psychological health. Health psychology review, 15(2):214–244.

O’Brien, H. and Cairns, P. (2016). Why engagement matters. Cham: Springer International Publishing. doi, 10:978–3.

O’Brien, H. L. and Toms, E. G. (2008). What is user engagement? a conceptual framework for defining user engagement with technology. Journal of the American society for Information Science and Technology, 59(6):938–955.

O’Brien, H. L. and Toms, E. G. (2010). The development and evaluation of a survey to measure user engagement. Journal of the American Society for Information Science and Technology, 61(1):50–69.

Peters, D., Calvo, R. A., and Ryan, R. M. (2018). Designing for motivation, engagement and wellbeing in digital experience. Frontiers in psychology, 9:797.

Proulx, J.-N., Romero, M., and Arnab, S. (2017). Learning mechanics and game mechanics under the perspective of self-determination theory to foster motivation in digital game based learning. Simulation & Gaming, 48(1):81–97.

Resolução, N. 466/2012 do conselho nacional de saúde (2012). Diretrizes e normas. Ryan, R. M. and Deci, E. L. (2000). Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American psychologist, 55(1):68.

Ryan, R. M. and Deci, E. L. (2017). Self-determination theory: Basic psychological needs in motivation, development, and wellness. Guilford Publications.

Schoenau-Fog, H. (2011). Hooked!–evaluating engagement as continuation desire in interactive narratives. In International Conference on Interactive Digital Storytelling, pages 219–230. Springer.

Song, Y., Shi, X., and Fu, X. (2013). Evaluating and predicting user engagement change with degraded search relevance. In Proceedings of the 22nd international conference on World Wide Web, pages 1213–1224.

Sun, J. C.-Y. (2014). Influence of polling technologies on student engagement: An analysis of student motivation, academic performance, and brainwave data. Computers & education, 72:80–89.

Vasconcellos, D., Parker, P. D., Hilland, T., Cinelli, R., Owen, K. B., Kapsal, N., Lee, J., Antczak, D., Ntoumanis, N., Ryan, R. M., et al. (2020). Self-determination theory applied to physical education: A systematic review and meta-analysis. Journal of Educational Psychology, 112(7):1444.
Publicado
17/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
PONTES, Rebeca M.; DARIN, Ticianne G. R.. Avaliação do Engajamento do Usuário em jogos digitais: Comparando dados autorreportados e psicofisiológicos. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 21. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 210-218. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2022.225624.