Gestão de projetos de software centrada no usuário para melhoria da experiência de uso no PNLD Avaliação

  • André Almeida Silva UFAL
  • Nathália de Menezes Alves UFAL
  • Luciane de Fátima Silva UFAL / UFU
  • Rafael Dias Araújo UFAL / UFU
  • André Magno Costa de Araújo UFAL

Resumo


Este artigo relata a integração de Interação humano–computador em processos de desenvolvimento de software. Neste sentido, é descrita a prática no gerenciamento de demandas do PNLD Avaliação, plataforma que possibilita a interação entre o Ministério da Educação (MEC) e professores que participam da avaliação pedagógica de obras inscritas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Os resultados mostram que os usuários do sistema têm se beneficiado com as práticas adotadas, através do aumento de participação na definição e validação de requisitos, nas sugestões de melhorias e no aprendizado das funcionalidades da plataforma. Este relato contribui para reforçar a importância da gestão centrada no usuário.

Referências

Bem Paraná (2023). Programa nacional do livro didático faz 85 anos distribuindo 172 milhões de exemplares. Disponível em: [link]. Acessado em: 20 jun. 2023.

Espinha, R. G. (2023). Gestão de projetos: entenda o que é e como fazer um bom gerenciamento de projetos. Disponível em: [link]. Acessado em: 20 jun. 2023.

Marques, A., Santos, A., Fiori, M., Coelho, N., and Feitosa, V. (2022). Integrando técnicas de ihc e engenharia de software na especificação de requisitos de uma ferramenta de modelagem. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, pages 40–47, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

PMI (2017). PMBOK: Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Project Management Institute, 6 edition.
Publicado
16/10/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, André Almeida; ALVES, Nathália de Menezes; SILVA, Luciane de Fátima; ARAÚJO, Rafael Dias; ARAÚJO, André Magno Costa de. Gestão de projetos de software centrada no usuário para melhoria da experiência de uso no PNLD Avaliação. In: IHC NA PRÁTICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 22. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 35-38. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2023.233808.