Desenvolvimento de tecnologias conversacionais multimodais para inserção e monitoramento de registros em sistema e-Health
Resumo
Nas últimas décadas, o crescente desenvolvimento de tecnologias computacionais e sua massificação facilitaram o acesso a diversas aplicações, para os mais diversos públicos. Entre as aplicações em ascensão, estão os agentes conversacionais, comumente conhecidos como chatbots e/ou voicebots, que estão se tornando cada vez mais populares devido às funcionalidades que agregam aos softwares e hardwares existentes. Este trabalho tem como objetivo detalhar o desenvolvimento de dois agentes conversacionais multimodais voltados para a inserção de registros e monitoramento de dados em saúde.
Referências
Amazon (2023b). Amazon Lex. Disponível em:. https://aws.amazon.com/pt/ lex. Acesso em: 12 ago. 2023.
Car, L. T., Dhinagaran, D. A., Kyaw, B. M., Kowatsch, T., Joty, S., Theng, Y.-L., and Atun, R. (2020). Conversational agents in health care: Scoping review and conceptual analysis. Journal of Medical Internet Research, 22(8):e17158.
Daniel, G., Cabot, J., Deruelle, L., and Derras, M. (2020). Xatkit: A multimodal low-code chatbot development framework. IEEE Access, 8:15332–15346.
Kidwai, B. and Rk, N. (2020). Design and development of diagnostic chatbot for supporting primary health care systems. Procedia Computer Science, 167:75–84.
Mierzwa, S. J., Souidi, S., Conroy, T., Abusyed, M., Watarai, H., and Allen, T. (2019). On the potential, feasibility, and effectiveness of chat bots in public health research going forward. Online Journal of Public Health Informatics, 11(2).
Pereira, J. and Díaz, (2018). Chatbot Dimensions that Matter: Lessons from the Trenches, volume 10845, page 129–135. Springer International Publishing.
Roman, M. K., Bellei, E. A., Biduski, D., Pasqualotti, A., Araujo, C. D. S. R. D., and Marchi, A. C. B. D. (2020). “hey assistant, how can i become a donor?” the case of a conversational agent designed to engage people in blood donation. Journal of Biomedical Informatics, 107:103461.
Selçuk, M. (2020). Humanization of artificial intelligence for a more sustainable future. Uluslararası Peyzaj Mimarlığı Araştırmaları Dergisi (IJLAR) E-ISSN:2602-4322, 4(2):52–59.
Sezgin, E., Huang, Y., Ramtekkar, U., and Lin, S. (2020a). Readiness for voice assistants to support healthcare delivery during a health crisis and pandemic. npj Digital Medicine, 3(1):122.
Sezgin, E., Militello, L. K., Huang, Y., and Lin, S. (2020b). A scoping review of patient-facing, behavioral health interventions with voice assistant technology targeting self-management and healthy lifestyle behaviors. Translational Behavioral Medicine, 10(3):606–628.
Shah, J., Das, P., Muthiah, N., and Milanaik, R. (2019). New age technology and social media: adolescent psychosocial implications and the need for protective measures. Current Opinion in Pediatrics, 31(1):148–156.
Xu, W. (2019). Toward human-centered ai: a perspective from human-computer interaction. Interactions, 26(4):42–46.