Hope Sprouts: a little action starts the change
Resumo
Vivemos em uma realidade onde os efeitos da mudança climática afetam todos os seres vivos. Este projeto adota a metodologia Design Thinking para propor o desenvolvimento de um website para visualização de dados de temperatura e umidade do ar, obtidos a partir de sensores eletrônicos conectados a um microcontrolador Arduino. Além disso, busca-se despertar o desejo de realizar ações sustentáveis, a partir de informações e dados reais, por meio da interação com o público em um diálogo amigável e divertido. Assim, nasce o ‘Hope Sprout’, um projeto que pretende fomentar hábitos sustentáveis nas crianças incentivando o desenvolvimento de sua própria horta, e o descarte e separação adequada de resíduos.
Referências
Figma. The Collaborative Interface Design Tool. [link] Agosto.
Freitas, Bruno L.; Fonseca, Augusto J. M.; Bezerra, Eduardo; Bernardini, Flávia C.; Ferro, Mariza (2023) Diversidade de Dados Meteorológicos da Cidade do Rio de Janeiro: Uma Proposta de Arquitetura de Armazenamento e Fluxo de Dados para Modelos de Previsão. In: Workshop On Data-Driven Extreme Events Analytics, 38., p. 306-311. DOI: 10.5753/sbbd_estendido.2023.235307.
Izel, A. (2023) “Seca e frio intensificam doenças respiratórias; veja como evitar e tratar”, Agência Brasília. Secretaria de Saúde do Distrito Federal. [link], Maio.
Kretli, Melissa (2022) “O que é Design Thinking e Para Que Serve?” [link]
Monk, S. (2017) “Programação com Arduino: começando com sketches”. 2ª edição, Porto Alegre, Bookman.
ONU. Nações Unidas Brasil. “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil” [link]
WEF. World Economic Forum (2023) “Global Risks Report 2023”, [link], Janeiro.