Design Participativo e TDAH: Diretrizes Baseadas na Literatura
Resumo
Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) afeta funções como atenção e organização; o que pode limitar a participação em métodos tradicionais de design participativo (DP). Adaptar o DP às necessidades desse público pode contribuir para práticas mais significativas. Objetivo: Este artigo investiga o estado da arte acerca do DP para pessoas com sintomas de TDAH; visando propor um guia de boas práticas; com vistas a promover a participação ativa deste público no processo de cocriação; promovendo seus talentos e ultrapassando barreiras. Metodologia: A revisão da literatura mapeou diretrizes para tornar o DP mais eficaz. Resultados Esperados: Resultando em um guia com recomendações para conforto e engajamento.
Referências
Bidopia, T., Engelhard, M.M., Kollins, S.H. and Lunsford-Avery, J.R. (2022) “Screen media technology and ADHD in children and adolescents: Potential perils and emerging opportunities”, In: Elsevier eBooks, pp. 260–274. DOI: 10.1016/B978-0-12-818872-9.00126-6. Acesso em: 23 de janeiro de 2025.
Boot, N., Nevicka, B. and Baas, M. (2020) “Creativity in ADHD: Goal-Directed Motivation and Domain Specificity”, Journal of Attention Disorders, 24(13), pp. 1857–1866. DOI: 10.1177/1087054717727352. Acesso em: 8 de junho de 2025.
Cibrian, F.L., Lakes, K.D., Tavakoulnia, A., Guzman, K., Schuck, S. and Hayes, G.R. (2020) “Supporting Self-Regulation of Children with ADHD Using Wearables”, Proceedings of the 2020 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. DOI: 10.1145/3313831.3376837. Acesso em: 10 de fevereiro de 2025.
Fekete, G. and Lucero, A. (2019) “P(L)AY ATTENTION! Co-designing for and with Children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD)”, Human-Computer Interaction – INTERACT 2019, pp. 368–386. DOI: 10.1007/978-3-030-29381-9_23. Acesso em: 20 de novembro de 2025.
Flobak, E., Nordby, E.S., Guribye, F., Kenter, R., Nordgreen, T. and Lundervold, A.J. (2021) “Designing Videos With and for Adults With ADHD for an Online Intervention: Participatory Design Study and Thematic Analysis of Evaluation”, JMIR Mental Health, 8(9), p. e30292. Available at: [link]. Acesso em: 8 de fevereiro de 2025.
Gonzalez-Carpio, G. et al. (2017) “Creativity in Children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD)”, Psychology, 8(3), pp. 319–334. DOI: 10.4236/psych.2017.83019. Acesso em: 8 de junho de 2025.
Husain, F. (2020). Investigating Current State-of-The-Art Applications of Supportive Technologies for Individuals with ADHD. arXiv.org. Available at: [link]. Acesso em: 8 de junho de 2025.
Deógenes P. da Silva Junior, Daniel Domingos Alves, Nayana Carneiro, Ecivaldo de Souza Matos, M. Cecilia C. Baranauskas, Yusseli Lizeth Méndez Mendoza. 2024. GranDIHC-BR 2025-2035 -GC1: New Theoretical and Methodological Approaches in HCI. In Proceedings of the XXIII Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (IHC '24). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA..
Koontz, A., Duvall, J.A., Johnson, R., Reissman, T. and Smith, E.M. (2022) “'Nothing about us without us': Engaging end users in research”, Assistive Technology, 34, pp. 499–500. Available at: [link]. Acesso em: 6 de junho de 2025.
Mekler, E.D. and Hornbæk, K. (2016) “Momentary Pleasure or Lasting Meaning? Distinguishing Eudaimonic and Hedonic User Experiences”, Proceedings of the 2016 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI '16). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, pp. 4509–4520. DOI: 10.1145/2858036.2858225. Acesso em: 8 de junho de 2025. 11 de abril de 2025.
Muller, M.J. (2002) “Participatory design: the third space in HCI”, In: The humancomputer interaction handbook: fundamentals, evolving technologies and emerging applications. L. Erlbaum Associates Inc., USA, pp. 1051–1068.
Pádua, E.M.M. de (2022) “A Revisão de Literatura como uma estratégia multidimensional de investigação: elementos para o ensino e a pesquisa”, Série Acadêmica, 27(jan./dez). Available at: [link]. Acesso em: 3 de março de 2025.
Preece, J., Rogers, Y. and Sharp, H. (2005) Design de Interação: Além da Interação Homem-Computador. São Paulo: Editora Bookman.
Spiel, K., Hornecker, E., Williams, R.M. and Good, J. (2022) “ADHD and Technology Research – Investigated by Neurodivergent Readers”, CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. Available at: [link]. Acesso em: 10 de setembro de 2025.
Stefanidi, E., Schöning, J., Rogers, Y. and Niess, J. (2023) “Children with ADHD and their Care Ecosystem: Designing Beyond Symptoms”, Proceedings of the 2023 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. DOI: 10.1145/3544548.358121. Acesso em: 15 de setembro de 2025.
White, H.A. (2020) “Thinking ‘Outside the Box’: Unconstrained Creative Generation in Adults with Attention Deficit Hyperactivity Disorder”, Journal of Creative Behavior, 54(2), pp. 472–483. DOI: 10.1002/jocb.382. Acesso em: 8 de junho de 2025.
