“O Desejo de Ser”: Interação Humano-Computador e Tecnologias Assistivas em Desafio

Resumo


Introdução: Tecnologias digitais, especialmente as Tecnologias Assistivas (TA), ampliam potencialidades humanas, mas também revelam paradoxos que podem afetar a autonomia e bem-estar dos seus usuários. Objetivo: Este artigo aborda reflexões e evidências de pesquisas em IHC relacionadas ao bem-estar e TA, alinhadas ao Grande Desafio da área (GC1). Metodologia: Adota-se para tal pesquisa bibliográfica, relatos e análises das experiências advindas de pesquisas acadêmicas. Resultados Esperados: Espera-se que este paper instigue a comunidade de IHC a encontrar caminhos para se aprofundar ainda mais no universo das pessoas que necessitam do apoio das TA, para que tais tecnologias efetivamente as atendam e promovam o seu bem-estar, em especial o eudaimônico.

Palavras-chave: Bem-estar, tecnologia assistiva, grandes desafios GC1

Referências

Borges, L. C. L. de Faria & Dombroski, S. G. (2024). Explorando a Interação Digital: Tecnologia Assistiva e Aprendizagem para Estudante com AME Tipo 1. In Anais do IHC na Prática – Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2024), Brasília/DF. SBC, pp. 76–80. DOI: 10.5753/ihc_estendido.2024.243687.

Borges, L. C. L. de Faria, Bertholdo, A. P. O., Filgueiras, L. V. L., Maciel, C., Pereira, V. C., & Nunes, E. P. dos Santos (2025). Motivation of persons with cerebral palsy through participatory design: where there is a will, there is a way. Universal Access in the Information Society, 24, 1221–1237. DOI: 10.1007/s10209-02401131-0.

Borges, L. C. L. F., Filgueiras, L. V. L., Maciel, C. et al. (2014). The life cycle of a customized communication device for a child with cerebral palsy: contributions toward the PD4CAT method. Journal of the Brazilian Computer Society, 20, 10. DOI: 10.1186/1678-4804-20-10.

Da Silva Junior, D. P., Alves, D. D., Carneiro, N., Matos, E. S., Baranauskas, M. C. C., & Mendoza, Y. L. M. (2024). GranDIHC-BR 2025–2035 – GC1: New Theoretical and Methodological Approaches in HCI. In Anais do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2024), Brasília/DF. SBC, pp. 939–968.

De Souza, P., Maciel, C., Nunes, E., Figueiredo, K., & Borges, L. (2019, October). LAVI: Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos. In Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC) (pp. 203-205). SBC. DOI: 10.5753/ihc.2019.8438.

Dombroski, S. G. et al. (2024) “Uso de tecnologia assistiva no atendimento pedagógico domiciliar: processo de ensino de estudante com atrofia muscular espinhal (AME) tipo 1”. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 de ago. 2025.

Ryan, R. M., Huta, V., & Deci, E. L. (2008). Living well: A self-determination theory perspective on eudaimonia. Journal of Happiness Studies, 9, 139–170. DOI: 10.1007/s10902-006-9023-4.

Seligman, M. E. P. & Csikszentmihalyi, M. (2000). Positive psychology: An introduction. American Psychologist, 55(1), 5–14. DOI: 10.1037/0003-066X.55.1.5.

Shari, S., Said, S. M., Abdullah, S. N. A. and Abdul Rahman, A. L. (2024) “Digital ties and tangles: the interplay between internet addiction, mental well-being, and academic outcomes in the modern age”, International Journal of Modern Education (IJMOE), 6(20), pp. 01-17. DOI: 10.35631/IJMOE.620001.

Wronski, V. A., Borges, L. C. L. F., & Lopes, V. L. P. (2025). WhatsApp na produção textual de estudante com cegueira: quebrando barreiras de acessibilidade. In Anais do XXIV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2025), Belo Horizonte, MG. SBC.
Publicado
08/09/2025
L. F. BORGES, Luciana C. et al. “O Desejo de Ser”: Interação Humano-Computador e Tecnologias Assistivas em Desafio. In: POSITION PAPERS - GRANDIHCBR 2025-2035 - SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 338-343. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2025.16112.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>