Relato de Experiência de Educação Online - Avaliação em IHC Abordando a Finitude da Vida

Resumo


A pandemia de COVID-19 impôs limitações para os cenários de educação formal presencial. Por outro lado, essas limitações também convidaram para a inovação, seja na perspectiva das práticas educacionais ou nos conteúdos abordados. O presente artigo apresenta um relato de experiência, na percepção de um estudante de Sistemas de Informação, no contexto da disciplina de Avaliação em Interação Humano-Computador. Métodos de inspeção e observação foram aplicados na configuração de legado digital do Facebook. Dessa forma, o tema da finitude da vida foi abordado permitindo que as habilidades sociais e comunicativas fossem desenvolvidas, além das habilidades técnicas.

Palavras-chave: Educação online, ambientes virtuais de aprendizagem, memória digital, legado digital, propriedade de dados em softwares sociais, métodos de design e valores humanos, métodos de design e questões sociais

Referências

Barbosa, S. D. J.; Silva, B. S. da; Silveira, M. S.; Gasparini, I.; Darin, T.; Barbosa, G. D. J. (2021) Interação Humano-Computador e Experiência do Usuário. Autopublicação.

de Souza, C. S., Leitão, C. F., Prates, R.O., and da Silva, E. J. (2006) The semiotic inspection method. In: Proceedings of VII Brazilian symposium on Human factors in computing systems (IHC '06). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 148–157. DOI: https://doi.org/10.1145/1298023.1298044

Nielsen, J. (1994) Enhancing the explanatory power of usability heuristics. In: Conference Companion on Human Factors in Computing Systems (CHI '94). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 210. DOI: https://doi.org/10.1145/259963.260333

Oliveira, J. P. M.; Wagner, F. R. and Gasparini, I. (2020) A formação em computação. In: Cristiano Maciel; José Viterbo. (Org) Computação e sociedade: a profissão - volume 1. [e-book]/ 1ª edição. Cuiabá-MT: EdUFMT Digital.

Pimentel, M and Carvalho, F. d. S. P. (2020) Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! SBC Horizontes, maio 2020. ISSN 2175-9235. [link]. Acesso em 20 de agosto de 2021.

Preece, J.; Sharp, H.; Rogers, Y. (2013) Design de Interação - além da interação humano-computador. Tradução: Isabela Gasparini; Revisão técnica: Marcelo Soares Pimenta. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman.

Taylor, C. (2019) Facebook adds new tools for handling accounts of deceased users. [link]. Acesso em: 09 julho 2021.

Trevisan, D.; Maciel, C. (2020) Morte, Educação e Tecnologias Digitais: Reflexões em tempos de Pandemia. SBC Horizontes, jul. 2020. ISSN 2175-9235. [link]. Acesso em: 20 agosto 2021.

Viana, G. T.; Maciel, C.; Arruda, N.; Souza, P. de. (2017) Análise dos Termos de Uso e Políticas de Privacidade de Redes Sociais quanto ao Tratamento da Morte de Usuários. In: VIII Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social, 2017, Joinville. Anais do VIII Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador na Web Social (WAIHCWS’17). [S.I.]:SBC, 2017. p. 82-93. ISSN: 1613-0073, http://ceur-ws.org/Vol-2039/paper08.pdf
Publicado
18/10/2021
SILVA, Jorge; BIM, Sílvia Amélia; TREVISAN, Daniele; MACIEL, Cristiano. Relato de Experiência de Educação Online - Avaliação em IHC Abordando a Finitude da Vida. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NA WEB SOCIAL (WAIHCWS), 12. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 33-40. ISSN 2596-0296. DOI: https://doi.org/10.5753/waihcws.2021.17542.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>