Uma Análise Comparativa entre Repositórios de Recursos Educacionais Abertos para a Educação Básica

Resumo


Os Recursos Educacionais Abertos (REA) visam tornar o conhecimento mais livre e acessível para todos. É fundamental a disponibilização de repositórios que promovem a descoberta, o uso e a reutilização de REAs para que estes possam ser melhor utilizados. Diante disso, é relevante avaliar se, no Brasil, os Repositórios de REA (RREA) possuem qualidade para prestar apoio à educação básica. Neste artigo, realizamos uma análise comparativa entre RREA brasileiros voltados para o ensino básico. Forma selecionados repositórios segundo os seguintes critérios: serem nacionais, abrangentes e terem conteúdos voltados exclusiva ou majoritariamente ao ensino básico. Os repositórios selecionados foram avaliados com o uso de Indicadores de Qualidade. Apesar do grande número de RREA disponíveis, a pesquisa revelou um baixo número de RREA voltados ao ensino básico, especialmente os de alto rendimento, o que demonstra que ainda há um caminho a ser percorrido nessa área.

Palavras-chave: Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos, Repositórios de REAs

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Publicado
22/11/2021
MEDEIROS, Rodrigo; DOARTE, Marcos; VITERBO, José; MACIEL, Cristiano; BOSCARIOLI, Clodis. Uma Análise Comparativa entre Repositórios de Recursos Educacionais Abertos para a Educação Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 213-224. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218668.