ColabIn: Modelo de Colaboração Interativa de Aula Fracionada para o Ensino Remoto na Educação Superior

Resumo


O distanciamento social face a pandemia do coronavírus acelerou as transformações no ensino e nas práticas didático-pedagógicas. O ensino presencial migrou para o ensino remoto aliado ao uso de Tecnologia de Informação e Comunicação para realizar aulas. Entretanto, a falta da interação entre professor e alunos pode tornar a aprendizagem cansativa e pouco motivadora. O objetivo deste trabalho é propor e avaliar um modelo colaborativo de aulas fracionadas com micro atividades para melhorar a interação entre professor e alunos. Para avaliar o modelo realizamos um experimento com alunos de Computação. Os resultados indicam grande facilidade de uso, aceitação e intenção de adoção em comparação com modelo tradicional no ensino remoto.

Palavras-chave: Modelo de Colaboração, Aula Fracionada, Ensino Remoto

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Publicado
22/11/2021
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MOURÃO, Érica; DIAS, Marcel; PINHEIRO, Edilson; VITERBO, José; MACIEL, Cristiano. ColabIn: Modelo de Colaboração Interativa de Aula Fracionada para o Ensino Remoto na Educação Superior. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 68-79. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218388.