Uma plataforma para autoria de jogos digitais terapêuticos que apoiam o tratamento de crianças com câncer
Resumo
Jogos terapêuticos visam apoiar os tratamentos de reabilitação e ajudar os pacientes a compreender, se motivar e persistir nas práticas terapêuticas. Este trabalho descreve uma plataforma para a autoria de jogos digitais configurados por profissionais de saúde para conduzir atividades terapêuticas com seus pacientes e os respectivos cuidadores. A plataforma dispõe de uma interface Web para a autoria dos jogos e visualização dos relatórios, bem como um aplicativo móvel para exibir os jogos criados para os pacientes. Técnicas do Design Participativo foram utilizadas durante o desenvolvimento para engajar todas as partes interessadas. Feedbacks iniciais apontam para a adesão dos profissionais à solução criada.
Referências
Grammenos, D.; Savidis, A.; Stephanidis, C. (2009). Designing universally accessible games. Magazine Computers in Entertainment (CIE) - Special Issue: Media Arts and Games, 2009, v. 7, p. 29.
Mader S.; Levieux G. and Natkin S. 2016. A game design method for therapeutic games. In: 8th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-GAMES). p.1–8.
Matthews, M.; Coyle, D. (2010). Therapeutic Computer Games. In the Use of Technology in Mental Health: Applications, Ethics and Practice. Anthony. [S.l.]: Charles C Thomas Pub Ltd, 2010. p.134-142.
Souza, P. M.; Rodrigues, K. R. H.; Garcia, F. E.; Neris, V. P. A. Towards a Semiotic-Based Approach to the Design of Therapeutic Digital Games. In: Liu, K.; Nakata, K.; Li, W.; Baranauskas, C. (Ed.). Digitalisation, Innovation, and Transformation. [S.l.]: Springer International Publishing, 2018. (IFIP Advances in Information and Communication Technology), p. 53–62. ISBN 978-3-319- 94541-5.
Williams, A. V. (2011) Desenvolvimento e Avaliação do Efeito de um Jogo Terapêutico para Jovens Usuários de Drogas. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.