Uma plataforma para autoria de jogos digitais terapêuticos que apoiam o tratamento de crianças com câncer

  • Kamila R.H. Rodrigues Universidade Federal de São Carlos
  • Paula Souza Universidade Federal de São Carlos
  • Thiago Yonamine Universidade Federal de São Carlos
  • Ludmila Marques Universidade Federal de São Carlos
  • Vânia P.A. Neris Universidade Federal de São Carlos

Resumo


Jogos terapêuticos visam apoiar os tratamentos de reabilitação e ajudar os pacientes a compreender, se motivar e persistir nas práticas terapêuticas. Este trabalho descreve uma plataforma para a autoria de jogos digitais configurados por profissionais de saúde para conduzir atividades terapêuticas com seus pacientes e os respectivos cuidadores. A plataforma dispõe de uma interface Web para a autoria dos jogos e visualização dos relatórios, bem como um aplicativo móvel para exibir os jogos criados para os pacientes. Técnicas do Design Participativo foram utilizadas durante o desenvolvimento para engajar todas as partes interessadas. Feedbacks iniciais apontam para a adesão dos profissionais à solução criada.

Palavras-chave: Jogos Digitais Terapêuticos, Câncer Infantil, Interface de Autoria.

Referências

Fontes Neto, P. de T. L. (2011). Desenvolvimento de um jogo educativo/terapêutico no auxílio ao tratamento da dermatite atópica. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul..

Grammenos, D.; Savidis, A.; Stephanidis, C. (2009). Designing universally accessible games. Magazine Computers in Entertainment (CIE) - Special Issue: Media Arts and Games, 2009, v. 7, p. 29.

Mader S.; Levieux G. and Natkin S. 2016. A game design method for therapeutic games. In: 8th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-GAMES). p.1–8.

Matthews, M.; Coyle, D. (2010). Therapeutic Computer Games. In the Use of Technology in Mental Health: Applications, Ethics and Practice. Anthony. [S.l.]: Charles C Thomas Pub Ltd, 2010. p.134-142.

Souza, P. M.; Rodrigues, K. R. H.; Garcia, F. E.; Neris, V. P. A. Towards a Semiotic-Based Approach to the Design of Therapeutic Digital Games. In: Liu, K.; Nakata, K.; Li, W.; Baranauskas, C. (Ed.). Digitalisation, Innovation, and Transformation. [S.l.]: Springer International Publishing, 2018. (IFIP Advances in Information and Communication Technology), p. 53–62. ISBN 978-3-319- 94541-5.

Williams, A. V. (2011) Desenvolvimento e Avaliação do Efeito de um Jogo Terapêutico para Jovens Usuários de Drogas. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.
Publicado
11/10/2019
RODRIGUES, Kamila R.H.; SOUZA, Paula; YONAMINE, Thiago; MARQUES , Ludmila; NERIS, Vânia P.A.. Uma plataforma para autoria de jogos digitais terapêuticos que apoiam o tratamento de crianças com câncer. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 25-26. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8384.