Picolê: um sistema para criar e gerenciar atividades pedagógicas lúdicas
Resumo
O Picolê é um sistema multiplataforma que permite o cadastro e a administração de pessoas, agendas e atividades de instituições do terceiro setor, bem como permite a autoria de atividades terapêuticas e pedagógicas por parte de profissionais da saúde e educação. As atividades podem ser criadas por esses profissionais por meio de uma interface baseada em templates pré-definidos e que são apresentados em dispositivos móveis para usuários alvo desses profissionais. As atividades são lúdicas e podem ser mais atrativas do que as atividades em papel. O sistema foi desenvolvido de modo participativo, com diferentes partes interessadas envolvidas no processo de design e avaliação. Atualmente o sistema está em uso em uma ONG da cidade de São Carlos/SP. Resultados parciais apontam relatos positivos dos profissionais que estão usando o sistema em suas atividades diárias.
Referências
Rodrigues, K. R. H., Conrado, D. B. F., and Neris, V. P. A. Lessons learned in designing a digital therapeutic game to support the treatment and well-being of children with cancer. In Design, User Experience, and Usability: Users, Contexts and Case Studies (2018), pp. 231–243.
Salamon, L. Estratégias para o fortalecimento do terceiro setor. 3o Setor: desenvolvimento social sustentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra (1997), 89–101.