Picolê: um sistema para criar e gerenciar atividades pedagógicas lúdicas

  • Bruno Mendonça Universidade Federal de São Carlos
  • Gabriel Nardy Universidade Federal de São Carlos
  • Mariana Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Matheus A.R. Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Rafael Saito Universidade Federal de São Carlos
  • Kamila R.H. Rodrigues Universidade Federal de São Carlos
  • Cesar A.C. Teixeira Universidade Federal de São Carlos

Resumo


O Picolê é um sistema multiplataforma que permite o cadastro e a administração de pessoas, agendas e atividades de instituições do terceiro setor, bem como permite a autoria de atividades terapêuticas e pedagógicas por parte de profissionais da saúde e educação. As atividades podem ser criadas por esses profissionais por meio de uma interface baseada em templates pré-definidos e que são apresentados em dispositivos móveis para usuários alvo desses profissionais. As atividades são lúdicas e podem ser mais atrativas do que as atividades em papel. O sistema foi desenvolvido de modo participativo, com diferentes partes interessadas envolvidas no processo de design e avaliação. Atualmente o sistema está em uso em uma ONG da cidade de São Carlos/SP. Resultados parciais apontam relatos positivos dos profissionais que estão usando o sistema em suas atividades diárias.

Palavras-chave: Picolê, Atividades Pedagógicas, Autoria, Terceiro Setor.

Referências

Cunha, B. C. R., Rodrigues, K. R. H., Zaine, I., Scalco, L. F., Viel, C. C., and Pimentel, M. d. G. C. Web-based authoring of multimedia intervention programs for mobile devices: A case study on elderly digital literacy. In ACM SAC 2019 (2019), pp. 484–491.

Rodrigues, K. R. H., Conrado, D. B. F., and Neris, V. P. A. Lessons learned in designing a digital therapeutic game to support the treatment and well-being of children with cancer. In Design, User Experience, and Usability: Users, Contexts and Case Studies (2018), pp. 231–243.

Salamon, L. Estratégias para o fortalecimento do terceiro setor. 3o Setor: desenvolvimento social sustentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra (1997), 89–101.
Publicado
11/10/2019
MENDONÇA, Bruno; NARDY, Gabriel; SILVA, Mariana; SILVA, Matheus A.R.; SAITO, Rafael; RODRIGUES, Kamila R.H.; TEIXEIRA, Cesar A.C.. Picolê: um sistema para criar e gerenciar atividades pedagógicas lúdicas. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 55-56. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8399.