Construindo pontes entre academia, indústria e governo: uma experiência de sucesso no ensino de Avaliação em IHC
Resumo
A sinergia entre universidade e mercado de trabalho é um dos objetivos do Desafio 5 do GrandIHC-BR: Formação em IHC e Mercado. Entretanto, ainda hoje as oportunidades de cooperação entre estas duas esferas são raras. Desta forma, este artigo visa contribuir com um exemplo de articulação entre uma disciplina de Avaliação em Interação Humano-Computador com uma demanda da indústria que presta serviço a um governo municipal. Um sistema de atendimento ao cidadão foi avaliado por uma turma de graduação por meio de métodos de inspeção e métodos de observação. Os resultados das avaliações foram compartilhados com a empresa que presta serviço para a prefeitura e as correções necessárias já foram realizadas. Ao compartilhar esta experiência pretende-se ilustrar como pode ser possível estabelecer interlocução com o mercado de trabalho.
Referências
Martins, S. (2011) Disciplina de IHC na Formação de Gestores de Sistemas de Informação. Disponível em: https://www.irit.fr/recherches/ICS/events/conferences/weihc/WEIHC2011_Stef an_vFinal.pdf Acesso em: 22 de julho de 2019
Melo, P. (2012) Interação academia - indústria: onde estamos e para onde queremos ir. In: Anais do III Workshop sobre Ensino de IHC. Disponível em: http://ceur -ws.org/Vol -967/invited3.pdf Acesso em: 22 de julho de 2019.
Nielsen, J. (1994 ) Heuristic evaluation. In Nielsen, J., and Mack, R. L. (Eds.), Usability Inspection Methods. New York, John Wiley & Sons. 25 -64
Rosemberg, C.; Boscarioli, C.; Furtado, E.; Silveira, M.S.; Prates, R.O.; Bim, S.A.; Barbosa, S.D.J.; Formação em IHC e Mercado. In: Baranauskas, Souza and Pereira (org.). (2014) I GranDIHC -BR — Grandes Desafios de Pesquisa em Interação Humano -Computador no Brasil. Relatório Técnico. Comissão Especial de Interação Humano -Computador (CEIHC) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). ISBN: 978 -85 -7669 -287 -4. pp. 31 -34.
Rubin, J. (1994) Handbook of Usability Testing: How to Plan, Design and Conduct Effective Tests. New York: John Wiley & Sons, Inc., 330 p.
Setti, M.G., Emer, M.C.F.P., Amaral, M.A., Merkle, L.E., Gonçalves, M.M. (2014) Proposta de Flexibilização Curricular do Curso de Sistemas de Informação ofertado pela UTFPR-Curitiba. In: XXII Workshop sobre Educação em Computação, Brasília, DF, p. 13661375.
Souza, C.S. (2005 ) The Semiotic Engineering of Human -Computer Interaction. Cambridge. The MIT Press
Souza, C.S., Leitão, C.F., Prates, R .O. e Silva, E.J. (2006 ). The semiotic inspection method. In Proceedings of VII Brazilian symposium on Human factors in computing systems (IHC '06). ACM, New York, NY, USA, 148 -157
Souza, C.S., Leitão, C. F. (2009 ) Semiotic Engineering Methods for Scientific Research in HCI. Morgan Claypool.