Construindo pontes entre academia, indústria e governo: uma experiência de sucesso no ensino de Avaliação em IHC

  • Silvia Amélia Bim UTFPR
  • Ozires Oliveira Instituto das Cidades Inteligentes
  • Gilberto Stori Junior Instituto das Cidades Inteligentes

Resumo


A sinergia entre universidade e mercado de trabalho é um dos objetivos do Desafio 5 do GrandIHC-BR: Formação em IHC e Mercado. Entretanto, ainda hoje as oportunidades de cooperação entre estas duas esferas são raras. Desta forma, este artigo visa contribuir com um exemplo de articulação entre uma disciplina de Avaliação em Interação Humano-Computador com uma demanda da indústria que presta serviço a um governo municipal. Um sistema de atendimento ao cidadão foi avaliado por uma turma de graduação por meio de métodos de inspeção e métodos de observação. Os resultados das avaliações foram compartilhados com a empresa que presta serviço para a prefeitura e as correções necessárias já foram realizadas. Ao compartilhar esta experiência pretende-se ilustrar como pode ser possível estabelecer interlocução com o mercado de trabalho.

Palavras-chave: Ensino de IHC, Avaliação por inspeção, Avaliação por observação, Indústria, Governo

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Publicado
11/10/2019
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BIM, Silvia Amélia; OLIVEIRA, Ozires; STORI JUNIOR, Gilberto. Construindo pontes entre academia, indústria e governo: uma experiência de sucesso no ensino de Avaliação em IHC. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 76-81. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8404.

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