Aprendendo via o Papel de Designer e de Stakeholder: Uma Estratégia Pedagógica para Ensino de IHC

  • Luã Marcelo Muriana UNICAMP
  • Mauro Dalle Lucca Tosi UNICAMP
  • Julio Cesar dos Reis UNICAMP

Resumo


O ensino de IHC demanda práticas colaborativas em grupos que experienciam diferentes papéis no processo de design de software interativos. Neste artigo avaliamos o uso de uma estratégia pedagógica no ensino de IHC em que alunos desenvolvem tanto o papel de designers quanto de stakeholders em uma abordagem de aprendizagem baseada em projeto. Os alunos são divididos em grupos em que a princípio escolhem os temas dos projetos para trabalharem como designers. Entretanto, para simular uma experiência mais próxima do mundo real, em que a escolha de temas de projetos não é possível, os grupos são parificados e têm seus temas trocados. Assim, cada grupo é designer de um projeto com tema não familiar (não definido pelos mesmos) e desenvolve papel de “cliente” do tema por ele escolhido. Para avaliar a percepção de aprendizagem dos alunos em relação à estratégia de ensino elaborada, realizamos um questionário aplicado à turmas de Ciência da Computação e Engenharia da Computação. Com base em 123 respostas analisadas, 96% dos alunos afirmaram que o projeto os auxiliou positivamente no aprendizado de IHC.

Palavras-chave: Ensino Baseado em Projeto, Papel de Designer, Ensino de IHC, Design Centrado no Usuário

Referências

Yuska Paola Costa Aguiar and Daniel Scherer. 2016. Da teoria à prática: uma abordagem de ensino de IHC baseado em papéis. In Anais do VII Workshop sobre educação em IHC no XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (WEIHC 2016). ACM, 25–30.

Willian N Bender. 2015. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso Editora.

Luis Roberto de Camargo Ribeiroa. 2008. Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação em engenharia. Revista de Ensino de Engenharia 27, 2 (2008), 23–32.

Robert Delisle and Vitor Oliveira. 2000. Como realizar a aprendizagem baseada em problemas. Edições Asa

Jan Gulliksen, Bengt Göransson, Inger Boivie, Stefan Blomkvist, Jenny Persson, and Åsa Cajander. 2003. Key principles for user-centred systems design. Behaviour & Information Technology 22, 6 (2003), 397–409.

Douglas Schuler and Aki Namioka. 1993. Participatory design: Principles and practices. CRC Press.
Publicado
11/10/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MURIANA, Luã Marcelo; DALLE LUCCA TOSI, Mauro; DOS REIS, Julio Cesar. Aprendendo via o Papel de Designer e de Stakeholder: Uma Estratégia Pedagógica para Ensino de IHC. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 88-93. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8406.