Aprendendo via o Papel de Designer e de Stakeholder: Uma Estratégia Pedagógica para Ensino de IHC
Resumo
O ensino de IHC demanda práticas colaborativas em grupos que experienciam diferentes papéis no processo de design de software interativos. Neste artigo avaliamos o uso de uma estratégia pedagógica no ensino de IHC em que alunos desenvolvem tanto o papel de designers quanto de stakeholders em uma abordagem de aprendizagem baseada em projeto. Os alunos são divididos em grupos em que a princípio escolhem os temas dos projetos para trabalharem como designers. Entretanto, para simular uma experiência mais próxima do mundo real, em que a escolha de temas de projetos não é possível, os grupos são parificados e têm seus temas trocados. Assim, cada grupo é designer de um projeto com tema não familiar (não definido pelos mesmos) e desenvolve papel de “cliente” do tema por ele escolhido. Para avaliar a percepção de aprendizagem dos alunos em relação à estratégia de ensino elaborada, realizamos um questionário aplicado à turmas de Ciência da Computação e Engenharia da Computação. Com base em 123 respostas analisadas, 96% dos alunos afirmaram que o projeto os auxiliou positivamente no aprendizado de IHC.
Referências
Willian N Bender. 2015. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso Editora.
Luis Roberto de Camargo Ribeiroa. 2008. Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação em engenharia. Revista de Ensino de Engenharia 27, 2 (2008), 23–32.
Robert Delisle and Vitor Oliveira. 2000. Como realizar a aprendizagem baseada em problemas. Edições Asa
Jan Gulliksen, Bengt Göransson, Inger Boivie, Stefan Blomkvist, Jenny Persson, and Åsa Cajander. 2003. Key principles for user-centred systems design. Behaviour & Information Technology 22, 6 (2003), 397–409.
Douglas Schuler and Aki Namioka. 1993. Participatory design: Principles and practices. CRC Press.