Praticando a teoria no ensino de IHC: dinamizando aulas teóricas com o uso de atividades práticas
Resumo
O dinâmico mercado atual necessita de profissionais com competências além daquelas relacionadas a sua área de atuação. Trabalhar a colaboração, a solução de problemas, a curiosidade, a imaginação e o pensamento crítico são fundamentais neste contexto. Considerando-se este cenário, serão apresentadas atividades práticas desenvolvidas durante uma disciplina de IHC, a fim de promover não apenas o desenvolvimento destas competências, mas o engajamento e o protagonismo do aluno.
Referências
L. Bacich e J. Moran. 2018. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso, Porto Alegre, RS, Brasil
T. Bell, I.H. Witten e M. Fellows. 1999. Computer Science Unplugged: OffLine Activities and Games for All Ages (Original Book). http://csunplugged.org
T. Bell e J. Vahrenhold. 2018. CS Unplugged—How Is It Used, and Does It Work?. Em: HJ. Böckenhauer, D. Komm and W. Unger W. (eds) Adventures Between Lower Bounds and Higher Altitudes. Lecture Notes in Computer Science, vol 11011. Springer, Cham, Suíça
F. Camargo e T. Daros. 2018. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Penso, Porto Alegre, RS, Brasil.
A. Filatro e C.C. Cavalcanti. 2018. Metodologias Inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. Saraiva Educação, São Paulo, SP, Brasil.
C. Maciel, S.A. Bim e C. Boscarioli. 2013. HCI with Chocolate: Introducing HCI Concepts to Brazilian Girls in Elementary School. In: Collazos C., Liborio A., Rusu C. (eds) Human Computer Interaction. CLIHC 2013. Lecture Notes in Computer Science, vol 8278. Springer, Cham, Suiça
J. Mattar. 2017. Metodologias ativas: para educação presencial, blended e a distância. Artesanato Educacional, São Paulo, SP, Brasil.
T. Pontual Falcão. 2018. Miniatividades sobre conceitos básicos de IHC: dinamizando aulas expositivas. Workshop sobre Educação em IHC, XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais – IHC 2018. SBC, Porto Alegre, RS, Brasil.
Y. Rogers, H. Sharp e J. Preece. Design de interação: além da interação humano-computador. Bookman, Porto Alegre, 2013. 599p
M. Silveira e A.C.S. Dutra. Bringing Life to the Classroom: Engaging Students through the Integration of HCI in SE Projects. 21st International Conference on Enterprise Information Systems - ICEIS 2019. p. 390- 397.SCITEPRESS, Setúbal.
UC Computer Science. Education Unplugged: The show. Part 6: HCI - The Stroop effect. https://www.youtube.com/watch?v=4iHPgk2u9_s