Praticando a teoria no ensino de IHC: dinamizando aulas teóricas com o uso de atividades práticas

  • Milene Silveira PUCRS

Resumo


O dinâmico mercado atual necessita de profissionais com competências além daquelas relacionadas a sua área de atuação. Trabalhar a colaboração, a solução de problemas, a curiosidade, a imaginação e o pensamento crítico são fundamentais neste contexto. Considerando-se este cenário, serão apresentadas atividades práticas desenvolvidas durante uma disciplina de IHC, a fim de promover não apenas o desenvolvimento destas competências, mas o engajamento e o protagonismo do aluno.

Palavras-chave: atividades práticas, dinâmicas de grupo, ensino de IHC

Referências

M.A. Amaral, S.A. Bim, C. Boscarioli e C. Maciel. 2015. Introducing Computer Science to Brazilian Girls in Elementary School Through HCI Concepts. Em: A. Marcus (eds) Design, User Experience, and Usability: Users and Interactions. DUXU 2015. Lecture Notes in Computer Science, vol 9187. Springer, Cham, Suíça

L. Bacich e J. Moran. 2018. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso, Porto Alegre, RS, Brasil

T. Bell, I.H. Witten e M. Fellows. 1999. Computer Science Unplugged: OffLine Activities and Games for All Ages (Original Book). http://csunplugged.org

T. Bell e J. Vahrenhold. 2018. CS Unplugged—How Is It Used, and Does It Work?. Em: HJ. Böckenhauer, D. Komm and W. Unger W. (eds) Adventures Between Lower Bounds and Higher Altitudes. Lecture Notes in Computer Science, vol 11011. Springer, Cham, Suíça

F. Camargo e T. Daros. 2018. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Penso, Porto Alegre, RS, Brasil.

A. Filatro e C.C. Cavalcanti. 2018. Metodologias Inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. Saraiva Educação, São Paulo, SP, Brasil.

C. Maciel, S.A. Bim e C. Boscarioli. 2013. HCI with Chocolate: Introducing HCI Concepts to Brazilian Girls in Elementary School. In: Collazos C., Liborio A., Rusu C. (eds) Human Computer Interaction. CLIHC 2013. Lecture Notes in Computer Science, vol 8278. Springer, Cham, Suiça

J. Mattar. 2017. Metodologias ativas: para educação presencial, blended e a distância. Artesanato Educacional, São Paulo, SP, Brasil.

T. Pontual Falcão. 2018. Miniatividades sobre conceitos básicos de IHC: dinamizando aulas expositivas. Workshop sobre Educação em IHC, XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais – IHC 2018. SBC, Porto Alegre, RS, Brasil.

Y. Rogers, H. Sharp e J. Preece. Design de interação: além da interação humano-computador. Bookman, Porto Alegre, 2013. 599p

M. Silveira e A.C.S. Dutra. Bringing Life to the Classroom: Engaging Students through the Integration of HCI in SE Projects. 21st International Conference on Enterprise Information Systems - ICEIS 2019. p. 390- 397.SCITEPRESS, Setúbal.

UC Computer Science. Education Unplugged: The show. Part 6: HCI - The Stroop effect. https://www.youtube.com/watch?v=4iHPgk2u9_s
Publicado
11/10/2019
SILVEIRA, Milene. Praticando a teoria no ensino de IHC: dinamizando aulas teóricas com o uso de atividades práticas. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM IHC - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 112-115. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8410.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)