Co-design de um Agente Inteligente Conversacional para Suporte ao Tele-Cuidado de Idosos em Situação de Vulnerabilidade Social e Financeira

  • Mateus Monteiro UFF
  • Luciana Salgado UFF

Resumo


Um dos principais desafios da sociedade é o envelhecimento da população. Em São Gonçalo, programas de atendimento domiciliar podem ser oferecidos para atender a idosos com mobilidade reduzida e deficiência motora. No entanto, profissionais de saúde que atendem a estes idosos sofrem com impedimento às visitas devido, entre outros fatores, ao alto índice de violência em certas áreas. Com o propósito de minimizar parte destes desafios, como por exemplo o contato entre pacientes e esses profissionais, esta pesquisa propõe o uso de Agente Inteligente Conversacional como um meio de execução do Tele-cuidado. Através de um estudo exploratório inicial foi possível identificar como os participantes abordaram as características sociais e econômicas do contexto. Além disso, os resultados também apresentaram desafios de como o Tele-cuidado é conduzido hoje e oportunidades de intervenções para mudanças nas adversidades do contexto.

Palavras-chave: Co-design, Agente Inteligente Conversacional, Idosos, Tele-cuidado.

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Publicado
11/10/2019
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MONTEIRO, Mateus; SALGADO, Luciana. Co-design de um Agente Inteligente Conversacional para Suporte ao Tele-Cuidado de Idosos em Situação de Vulnerabilidade Social e Financeira. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES - MESTRADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 134-137. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8415.

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