UXUG-AP – Diretrizes de Experiência do Usuário e Usabilidade para Projeto Ágil

  • Aline Sousa UFPR
  • Natasha Valentim UFPA

Resumo


Entregar um software de valor para os usuários é um desafio constante para os times que usam metodologias ágeis como um framework em seu processo de desenvolvimento de software. Muitos pesquisadores e profissionais tentam associar as metodologias ágeis com a usabilidade e a Experiência do Usuário (UX), a fim de criar um modelo que promova este tipo de entrega. Dessa forma, os estudos identificados na literatura apresentam tecnologias complexas que demandam muito conhecimento, custo, tempo e recursos. Com o objetivo de contribuir com esta linha de pesquisa, decidiu-se por apresentar uma integração simples, onde tempo, custo e recursos não se tornam obstáculos para a aplicação da técnica em vários formatos de times e metodologias ágeis. O principal objetivo deste Artigo é apresentar uma técnica de prototipação chamada “User Experience and Usability Guidelines for Agile Project” (UXUG-AP) que auxilia no projeto da usabilidade e UX, a qual poderia ser usada por times ágeis, independentemente da quantidade de recursos disponíveis, tamanhos de projetos e metodologias adotada.

Palavras-chave: Projeto ágil, Usabilidade, Experiência do Usuário.

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Publicado
11/10/2019
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SOUSA, Aline; VALENTIM, Natasha. UXUG-AP – Diretrizes de Experiência do Usuário e Usabilidade para Projeto Ágil. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES - MESTRADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 18. , 2019, Vitória. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 150-153. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc.2019.8419.