DoseApp: Aplicativo para gestão de medicamentos e auxílio nas rotinas dos cuidadores de idosos

  • Gabriela Terezinha Rostirolla IFPR
  • Odair Moreira de Souza IFPR

Resumo


Devido ao aumento da expectativa de vida, muitos idosos precisam do auxílio de outras pessoas para a realização de suas tarefas diárias, esse auxílio geralmente é dado por familiares ou profissionais, o cuidador de idoso. Nos casos em que ocorre o revezamento do cuidado, tanto pelos familiares ou cuidadores formais, pode acontecer perda de informação a respeito da rotina do idoso e da gestão dos horários e dosagens dos medicamentos, impactando no resultado do tratamento. Nesse contexto, o objetivo principal deste trabalho é auxiliar os cuidadores de idosos e familiares no gerenciamento dos medicamentos e da rotina diária dos idosos por meio de um aplicativo. A metodologia ágil e o Kanban estão sendo utilizados para gerenciar as etapas de desenvolvimento. Na fase de análise foram elaborados os seguintes diagramas: Casos de uso, classes, DER do banco de dados e o protótipo. O aplicativo está sendo desenvolvido na linguagem de programação Java, utilizando os componentes de interface gráfica XML e os dados são mantidos no banco de dados Firebase. Espera-se que com esse trabalho os cuidadores de idosos mantenham maior controle das medicações e da rotina dos idosos.

Palavras-chave: Cuidadores de idosos, Uso de medicamento dos idosos, Rotinas de cuidado, Aplicativo móvel

Referências

A. de S. Cerri, Qualidade de vida na velhice frente ao avanço tecnológico. In: Vilarta, R.;Gutierrez, G. L.;Carvalho, T. H. P. F.;Gonçalves, A. Qualidade de vida e novas tecnologias. Campinas, SP: Ipês Editorial, pp. 207-212, 2007.

R. Paradella, "Número de idosos cresce 18% em 5 anos e ultrapassa 30 milhões em 2017". Agência de Notícias IBGE, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 de out de 2022.

Lei nº 10.741, de 01 de outubro de 2003, Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências, Estatuto do Idoso, Diário Oficial da União, 2003.

Brasil, "Um em cada três idosos no Brasil tem alguma limitação funcional/Nações Unidas Brasil," 2016.

Brasil, "Envelhecimento ativo: uma política de saúde/Organização Mundial da Saúde," In: Envelhecimento ativo: uma política de saúde, pp. 60-60, 2005.

C. A. S. Garbin, D. H. Sumida, S. A. S. Moimaz, R. L. do Prado, and M. M. da Silva, "O envelhecimento na perspectiva do cuidador de idosos," Ciência & Saúde Coletiva , v. 15, n. 6, pp. 2941-2948, 2010.

D. S. L. Barros, D. L. M. Silva, and S. N. Leites, "Conduta do tratamento medicamentoso para cuidadores de idosos," Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 19, n. 54, pp. 527-536, 2015.

A. Y. K. Nakatani, C. do C. S. Souto, L. M. Pauleta, T. S. de Melo, and M. M. de Souza, "Perfil dos cuidadores informais de idosos com déficit de autocuidado atendidos pelo programa de saúde da família," Rev. Elet. de Enfermagem, v. 5, n. 1, 2006.

M. Pieper, D. E. D. M. Holzle, V. A. Bandeira, and K. R. de Oliveira, "Dificuldades Relacionadas ao Uso De Medicamentos por Idosos: Um Relato de Caso," Salão do Conhecimento, 2012.

D. P. P. Riffel, "Aplicativo Android para gerenciamento de culturas agrícolas," Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2016.

H. Deitel, P. Deitel, and A. Deitel, "Android: Como programar," Bookman Editora, 2015.

L. A. Zapchau, "Aplicativo Android para busca de locais de venda de alimentos," Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2016.

Firebase, "Firebase Realtime Database," Disponível em: <https://firebase.google.com/docs/database>. Acesso em: 15 out 2022.
Publicado
02/11/2022
ROSTIROLLA, Gabriela Terezinha; SOUZA, Odair Moreira de. DoseApp: Aplicativo para gestão de medicamentos e auxílio nas rotinas dos cuidadores de idosos. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 19. , 2022, Evento Híbrido. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 117-120. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2022.227851.