Desenvolvimento de Jogos e Autismo: Um Estudo de Técnicas Aplicáveis ao Desenvolvimento de Jogos Educativos

  • Lucas de Oliveira Leite UDC
  • Luciano Santos Cardoso UDC
  • Alessandra Bussador UDC
  • Aline Josiane Acordi Mertz Peixoto UDC

Resumo


Com o avanço da tecnologia, surgiram os videogames, além do surgimento de tecnologias que auxiliam pessoas diagnosticadas com uma deficiência ou um transtorno. Atualmente, existem os jogos sérios ou educativos, que visam o desenvolvimento do aprendizado de crianças, mais especificamente, crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), denominação técnica para autismo. É importante ter em mente que o autismo se trata de um transtorno, conforme sua denominação técnica. A descoberta das técnicas para o desenvolvimento de jogos direcionados a crianças diagnosticadas com TEA pode ser possibilitada através de uma análise comparativa, além da prototipagem de telas.

Palavras-chave: Desenvolvimento de Jogos, Autismo, Jogos Educativos

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Publicado
02/11/2022
LEITE, Lucas de Oliveira; CARDOSO, Luciano Santos; BUSSADOR, Alessandra; PEIXOTO, Aline Josiane Acordi Mertz. Desenvolvimento de Jogos e Autismo: Um Estudo de Técnicas Aplicáveis ao Desenvolvimento de Jogos Educativos. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 19. , 2022, Evento Híbrido. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 121-124. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2022.227855.