Um estudo para Aplicação do Python como Linguagem de Iniciação à Programação no Ensino Fundamental II

  • Guilherme Augusto da Costa Pavan UDC
  • Luciano Santos Cardoso UDC
  • Adelio de Souza Conter UDC
  • Katiani Pereira UDC

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo inicial para demonstrar que estudantes do ensino fundamental II podem, de forma gradual, aprender a linguagem de programação Python, desde que já tenham tido contato com ferramentas básicas de programação em outras linguagens. Os estudos demonstram que o Python pode ser uma boa ferramenta para a prática de programação para crianças a partir de 12 anos, mesmo sendo uma linguagem com aplicações em ambientes profissionais.

Palavras-chave: Ensino de Programação, Python

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Publicado
27/11/2024
PAVAN, Guilherme Augusto da Costa; CARDOSO, Luciano Santos; CONTER, Adelio de Souza; PEREIRA, Katiani. Um estudo para Aplicação do Python como Linguagem de Iniciação à Programação no Ensino Fundamental II. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 21. , 2024, Foz do Iguaçu/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 504-507. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2024.245690.