Um estudo para Aplicação do Python como Linguagem de Iniciação à Programação no Ensino Fundamental II

  • Guilherme Augusto da Costa Pavan UDC
  • Luciano Santos Cardoso UDC
  • Adelio de Souza Conter UDC
  • Katiani Pereira UDC

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo inicial para demonstrar que estudantes do ensino fundamental II podem, de forma gradual, aprender a linguagem de programação Python, desde que já tenham tido contato com ferramentas básicas de programação em outras linguagens. Os estudos demonstram que o Python pode ser uma boa ferramenta para a prática de programação para crianças a partir de 12 anos, mesmo sendo uma linguagem com aplicações em ambientes profissionais.

Palavras-chave: Ensino de Programação, Python

Referências

A. Branco, C. Dutra, D. Zumpichiatti, et al., "Programming for Children and Teenagers in Brazil: A 5-year Experience of an Outreach Project," in Proceedings of the 52nd ACM Technical Symposium on Computer Science Education (SIGCSE 2021), 2021.

A. J. Valente, "Integração do Pensamento Computacional no Currículo da Educação Básica: Diferentes Estratégias Usadas e Questões de Formação de Professores e Avaliação do Aluno," 2016.

A. Cavalcante, L. S. Costa, and A. L. Araujo, "Um estudo de caso sobre competências do pensamento computacional desenvolvidas na programação em blocos no Code.Org," in Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016, pp. 1117.

R. C. Ferreira and S. Duarte, "Ensino de programação: trajetória histórico-social e os avanços na cultura digital do Brasil," Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, vol. 12, no. 1, pp. 386-408, 2019. [Online]. Available: [link].

M. F. V. Vieira, A. L. M. Santana, and A. L. A. Raabe, "Do Logo ao Pensamento Computacional: o que se pode aprender com os resultados do uso da linguagem logo nas escolas brasileiras," Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, vol. 4, no. 1, pp. 82-106, 2017.

G. Almeida, C. de Souza, and J. Carvalho, "O ensino de programação no Brasil: uma revisão sistemática", in Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, vol. 1, no. 1, pp. 1-12, 2019. Disponível em: [link].

J. Fagerlund, P. Häkkinen, M. Vesisenaho, et al., "Computational thinking in programming with Scratch in primary schools: A systematic review," Computer Applications in Engineering Education, vol. 29, no. 1, pp. 12–28, 2021.

C. Nascimento, D. A. Santos, and A. Tanzi, "Pensamento Computacional e Interdisciplinaridade na Educação Básica: um Mapeamento Sistemático," in Anais dos Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018), vol. 1, p. 709, 2018.

G. Van Rossum and F. L. Drake, An Introduction to Python: Release 2.2.2. Network Theory Ltd, 2003.

Pesente et al., "Características de Python no contexto educacional", 2023. (essa referência precisa de mais detalhes para completar)

F. Johnson, S. McQuistin, and J. O'Donnell, "Analysis of student misconceptions using python as an introductory programming language," in ACM International Conference Proceeding Series, 2020.

D. Lopes Marques, L. Feliphe, S. Costa, et al., "Atraindo Alunos do Ensino Médio para a Computação: Uma Experiência Prática de Introdução a Programação utilizando Jogos e Python."

J. L. T. Rodrigues, C. F. Alves, and M. Osshiro, "Anetha-Desenvolvimento de Chatbot em Python," 2019.

ROQUE, M. INSERÇÃO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO BÁSICO USANDO LINGUAGEM PYTHON E BIBLIOTECA PYGAME. Fortaleza, 2017.

Rodrigues, J. L. T., et al. (2019). Anetha: Desenvolvimento de Chatbot em Python.
Publicado
27/11/2024
PAVAN, Guilherme Augusto da Costa; CARDOSO, Luciano Santos; CONTER, Adelio de Souza; PEREIRA, Katiani. Um estudo para Aplicação do Python como Linguagem de Iniciação à Programação no Ensino Fundamental II. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 21. , 2024, Foz do Iguaçu/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 564-567. DOI: https://doi.org/10.5753/latinoware.2024.245690.