Escalabilidade no contexto de Prontuário Eletrônico do Paciente baseado em Blockchain: Um Estudo Experimental sobre Armazenamento Off-chain

  • Pamella Soares UECE
  • Allysson Allex Araújo UFC
  • Raphael Saraiva UECE
  • Jerffeson Souza UECE

Resumo


O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma estrutura fundamental para manutenção da informação sobre a saúde do indivíduo, cujos dados demandam interoperabilidade e privacidade no fornecimento de cuidados aos pacientes. Nesse contexto, o uso de blockchain se demonstra promissor por permitir que diferentes atores formem uma rede que compartilha informações confiáveis, favorecendo a disponibilidade e integridade. Porém, tal integração ainda deve lidar com o desafio da escalabilidade em blockchain, o que pode ser um impasse em PEPs tendo em vista a quantidade de dados intrínseca ao domínio da saúde. Como parte de uma pesquisa em desenvolvimento, este artigo apresenta um modelo arquitetural preliminar e um estudo experimental o qual avalia o uso de uma estratégia off-chain para lidar com o desafio da escalabilidade no contexto de PEP baseado em blockchain. Contribui-se, portanto, no avanço da adoção de blockchain em projetos de PEP.

Referências

Agbo, C. C., Mahmoud, Q. H., and Eklund, J. M. (2019). Blockchain technology in healthcare: a systematic review. In Healthcare, volume 7, page 56. Multidisciplinary Digital Publishing Institute.

Bacelar, G. and Correia, R. (2015). As bases do openEHR. Virtual Care.

Bashir, I. (2017). Mastering blockchain. Packt Publishing Ltd.

Bass, L., Clements, P., and Kazman, R. (2003). Software architecture in practice. Addison-Wesley Professional.

Brasil (2018). Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Massad, E., Marin, H. F., and Azevedo-Neto, R. S. (2003). O prontuário eletrônico do paciente na assistência, informação e conhecimento médico.

Shukla, P. A. and Samet, S. (2020). Systematization of knowledge on scalability aspect of blockchain systems. In Future of Information and Communication Conference, pages 130–138. Springer.
Publicado
27/09/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SOARES, Pamella; ARAÚJO, Allysson Allex; SARAIVA, Raphael; SOUZA, Jerffeson. Escalabilidade no contexto de Prontuário Eletrônico do Paciente baseado em Blockchain: Um Estudo Experimental sobre Armazenamento Off-chain. In: WORKSHOP EM MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE SISTEMAS INTENSIVOS EM SOFTWARE (MSSIS), 3. , 2021, Joinville. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 55-59. DOI: https://doi.org/10.5753/mssis.2021.17260.