Explorando o Minecraft na Simulação de Sistemas Autoadaptativos: Um Estudo Baseado em Missões de Drones

  • Gabryella Rodrigues UECE
  • Kalil Rodrigues UECE
  • Lucas Holanda UECE
  • Vinicius dos Santos UECE
  • Luis Gustavo Benevides UECE
  • Matheus Chagas UECE
  • Lucas Alves UECE
  • Paulo Henrique Maia UECE

Resumo


Este artigo investiga o uso do Minecraft como uma plataforma alternativa para simulação de drones autônomos adaptativos. A proposta se baseia no desenvolvimento de um mod personalizado capaz de representar cenários críticos em um contexto de smart city. Utilizando o modelo GQM, foram definidas métricas para avaliar critérios como comportamento adaptativo, estabilidade e determinismo de execução, reprodutibilidade e realismo ambiental. Os resultados indicam que o Minecraft, mesmo com limitações no realismo físico, apresenta bom desempenho como ambiente de prototipação e ensino, oferecendo flexibilidade de uso e estabilidade em múltiplas simulações.

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Publicado
22/09/2025
RODRIGUES, Gabryella; RODRIGUES, Kalil; HOLANDA, Lucas; SANTOS, Vinicius dos; BENEVIDES, Luis Gustavo; CHAGAS, Matheus; ALVES, Lucas; MAIA, Paulo Henrique. Explorando o Minecraft na Simulação de Sistemas Autoadaptativos: Um Estudo Baseado em Missões de Drones. In: WORKSHOP EM MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE SISTEMAS INTENSIVOS EM SOFTWARE (MSSIS), 7. , 2025, Recife/PE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 41-50. DOI: https://doi.org/10.5753/mssis.2025.16092.