Impacto de Doações Eleitorais no Faturamento de Empresas: Um Estudo nas Eleições Municipais em Minas Gerais

  • Bárbara M. A. Mendes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Camila S. Braz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lucas L. Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gabriel P. Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-7210-6408
  • Henrique R. Hott Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana O. Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gisele L. Pappa Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo


No Brasil, a proibição das doações empresariais em 2018 busca fortalecer a participação popular e reduzir a influência do poder econômico nas campanhas políticas. Este estudo se concentra em identificar empresas que aumentaram sua arrecadação por meio de doações de sócios para as eleições municipais de 2020 no estado de Minas Gerais. Por meio de experimentos com dados públicos e privados, foram identificados casos suspeitos de favorecimento, nos quais as doações resultaram em aumento do faturamento das empresas doadoras por meio de licitações. Nossos resultados fornecem insights relevantes sobre doações políticas no Brasil, destacando a importância da transparência, integridade e democracia no processo eleitoral.
Palavras-chave: doações eleitorais, licitações públicas, eleições, análise de séries temporais

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Publicado
25/09/2023
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MENDES, Bárbara M. A.; BRAZ, Camila S.; COSTA, Lucas L.; OLIVEIRA, Gabriel P.; HOTT, Henrique R.; SILVA, Mariana O.; PAPPA, Gisele L.. Impacto de Doações Eleitorais no Faturamento de Empresas: Um Estudo nas Eleições Municipais em Minas Gerais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS (SBBD), 38. , 2023, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 420-425. ISSN 2763-8979. DOI: https://doi.org/10.5753/sbbd.2023.233278.