Sistemas de Recuperação de Informações Aplicados à Produções Acadêmicas

  • Mariana D. A. Salgueiro Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Veronica dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • André L. C. Rêgo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Daniel S. Guimarães Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Edward H. Haeusler Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Jefferson de B. Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Marcos V. Villas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Sérgio Lifschitz Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Resumo


Este trabalho apresenta o projeto e a construção de Sistemas de Recuperação de Informações que permitem a identificação de projetos de pesquisa e/ou desenvolvimento, e as competências existentes em laboratórios e departamentos, coordenados por integrantes do quadro de professores-pesquisadores da PUC-Rio, a partir da busca por uma ou uma lista de palavras-chave. As fontes de informação que compõem o banco de dados do projeto são convertidas para o formato RDF usando ontologias de domínio, e são armazenadas em uma base NoSQL que suporta indexação de texto livre nativamente. Os resultados da busca incluem nomes, produções científicas diversas, atividades de ensino e links para contato. Ilustramos nossa solução com dois sistemas em desenvolvimento: Busc@NIMA e Quem@PUC.
Palavras-chave: sistemas de recuperação de informações, busca em rdf, banco de dados nosql, banco de dados de grafo

Referências

Baeza-Yates, R. and Ribeiro-Neto, B. (1999). Modern information retrieval. In Modern Information Retrieval, pages 1–2. Pearson, Addison-Wesley.

Cardoso, O. N. P. (2000). Recuperação de informação. INFOCOMP Journal of Computer Science, 2(1): 33–38.

Rozsa, V., Godoy Viera, A. F., and Dutra, M. (2019). Aplicação de tecnologias da web semântica em motores de busca na internet. Investigación bibliotecológica, 33(78): 165–191.
Publicado
04/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SALGUEIRO, Mariana D. A.; DOS SANTOS, Veronica; RÊGO, André L. C.; GUIMARÃES, Daniel S.; HAEUSLER, Edward H.; SANTOS, Jefferson de B.; VILLAS, Marcos V.; LIFSCHITZ, Sérgio. Sistemas de Recuperação de Informações Aplicados à Produções Acadêmicas. In: WORKSHOP DE TRABALHOS DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO (WTAG) - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS (SBBD), 36. , 2021, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 43-48. DOI: https://doi.org/10.5753/sbbd_estendido.2021.18161.