Os Anais Estendidos do XXXVI Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados (SBBD 2021) trazem os artigos selecionados e apresentados na edição do evento realizada online, no período de 4 a 8 de outubro de 2021, na cidade do Rio de Janeiro. Nesta edição, composta por 31 artigos, temos os trabalhos selecionados para o Workshop de Trabalhos de Alunos de Graduação (WTAG), Demonstrações e Aplicações (DEMOS), Workshop de Teses e Dissertações (WTDBD), Tutoriais e  Concurso de Teses e Dissertações (CTDBD). Este volume foi organizado por André Luiz da Costa Carvalho (UFAM) - coordenador do WTAG; Leonardo Andrade Ribeiro (UFG) - coordenador do DEMOS; Júlio C. dos Reis (UNICAMP) - coordenador do WTDBD; Daniel de Oliveira (UFF), coordenador dos Tutoriais; e por fim, Cristina Dutra de Aguiar (USP), coordenadora do CTDBD.

A qualidade dessa edição é devida essencialmente aos autores e revisores dos artigos publicados. Expressamos nossos fortes agradecimentos pelas contribuições e discussões durante o SBBD 2021.

Para acessar os anais principais, visite a série Anais do SBBD 2021.

Para mais informações sobre o SBBD 2021, visite o site desta edição do evento.

Publicado: 04/10/2021

Abertura

  • André Luiz da Costa Carvalho, Leonardo Andrade Ribeiro, Júlio C. dos Reis, Daniel de Oliveira, Cristina Dutra de Aguiar
    i-iv

Workshop de Trabalhos de Alunos da Graduação (WTAG)

Demonstrações e Aplicações

Workshop de Teses e Dissertações (WTDBD)

Tutoriais

Concurso de Teses e Dissertações (CTDBD)