Melhorando a Experiência do Cliente Online: Um Estudo de Caso com Utilização da Medida de Similaridade de Cosseno

  • Fabrícia de Jesus Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Layla Joana Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Methanias Colaço Júnior Universidade Federal de Sergipe

Resumo


O Comércio eletrônico tem se popularizado cada vez mais, mas usuários com problemas de escrita podem enfrentar dificuldades na busca de produtos. A mineração de texto pode ajudar a melhorar a experiência e devolver melhores resultados para esses usuários. Este artigo apresenta um estudo de caso que analisou o desempenho do algoritmo de similaridade do cosseno, na busca de produtos, especialmente para usuários com baixo nível de escrita. Os resultados apresentaram uma precisão de 77,1%, o que indica que o algoritmo é capaz de classificar corretamente a maioria dos produtos relevantes.

Palavras-chave: Comércio eletrônico, Similaridade, Ciência de dados

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Publicado
25/09/2023
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DE JESUS SANTOS, Fabrícia; SANTOS, Layla Joana; COLAÇO JÚNIOR, Methanias. Melhorando a Experiência do Cliente Online: Um Estudo de Caso com Utilização da Medida de Similaridade de Cosseno. In: WORKSHOP DE TRABALHOS DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO (WTAG) - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS (SBBD), 38. , 2023, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1-7. DOI: https://doi.org/10.5753/sbbd_estendido.2023.231810.