Uma Aplicação Adaptativa, Realista e Interativa em Realidade Virtual para Incisão e Sutura Cirúrgica

  • Herleson Pontes UNIFOR/Fanor DeVry
  • Maria Andréia Rodrigues UNIFOR

Resumo


Apresentamos um trabalho em andamento, relativo a um protótipo de uma aplicação adaptativa, realista e interativa em realidade virtual para incisão e sutura cirúrgica de tecidos, músculos e vasos sanguíneos, o qual, em tempo-real, permite a modificação de suas próprias regras, de acordo com a expertise do usuário. O objetivo é o treinamento de profissionais da saúde com diferentes perfis e níveis de habilidades, através da interação usando dispositivos hápticos com órgãos deformáveis virtuais, representados por camadas de tecidos. O comportamento dos órgãos é regido por Dinâmica e o sistema segue um modelo de programação heterogêneo em CPU-GPU.

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Publicado
20/07/2015
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PONTES, Herleson; RODRIGUES, Maria Andréia. Uma Aplicação Adaptativa, Realista e Interativa em Realidade Virtual para Incisão e Sutura Cirúrgica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 15. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 241-244. ISSN 2763-8952. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2015.10392.