Uma Pesquisa Exploratória Sobre a Utilização de Soluções Apoiadas em Inteligência Artificial e Tecnologias Móveis com Portadores de Transtorno do Espectro Autista
Resumo
Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa exploratória. O principal objetivo é investigar a utilização de soluções baseadas em inteligência artificial (IA) e tecnologias móveis em trabalhos que possuem como público alvo indivíduos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A respeito da utilização dessas soluções relacionadas a IA nesse contexto, foi identificado através de uma revisão de literatura, 3 (três) finalidades nos trabalhos analisados: diagnóstica, terapêutica e de monitoramento. Assim, o presente trabalho busca responder além desta, a outras questões de pesquisa, através de um mapeamento das publicações que abordam a tríade: IA, mobile e TEA.Referências
Dautenhahn, K., Werry, I., Salter, T. and Boekhorst, R. T. (2003). Towards adaptive autonomous robots in autism therapy: Varieties of interactions. In Proceedings 2003 IEEE International Symposium on Computational Intelligence in Robotics and Automation. Computational Intelligence in Robotics and Automation for the New Millennium (Cat. No. 03EX694) (Vol. 2, pp. 577-582). IEEE.
De Campos Souza, Paulo Vitor and Guimaraes, Augusto Junio (2018). Using fuzzy neural networks for improving the prediction of children with autism through mobile devices. In: 2018 IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC). IEEE. p. 01086-01089.
Ellertson, A. (2012). Work in progress: Using smart mobile tools to enhance autism therapy for children. In 2012 Frontiers in Education Conference Proceedings (pp. 1- 2). IEEE.
Kalantarian, H., Jedoui, K., Dunlap, K., Schwartz, J., Washington, P., Husic, A. and Wall, D. P. (2020). The performance of emotion classifiers for children with parent- reported autism: quantitative feasibility study. JMIR mental health, 7(4), e13174.
Liu, W., Zhou, T., Zhang, C., Zou, X. and Li, M. (2017). Response to name: A dataset and a multimodal machine learning framework towards autism study. In: 2017 Seventh International Conference on Affective Computing and Intelligent Interaction (ACII). IEEE. p. 178-183.
Silva, Martony, Moura, Igo and Soares, André (2017). Uso de tecnologias computacionais para o ensino de crianças com Transtorno do Espectro Autista: Um mapeamento sistemático da literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). p. 173.
Tsangouri, C., Li, W., Zhu, Z., Abtahi, F. and Ro, T. (2016). An interactive facial- expression training platform for individuals with autism spectrum disorder. In: 2016 IEEE MIT Undergraduate Research Technology Conference (URTC). IEEE. p. 1-3.
Voss, C., Schwartz, J., Daniels, J., Kline, A., Haber, N., Washington, P. et al. (2019). Effect of wearable digital intervention for improving socialization in children with autism spectrum disorder: A randomized clinical trial. JAMA pediatrics, v. 173, n. 5, p. 446-454.
De Campos Souza, Paulo Vitor and Guimaraes, Augusto Junio (2018). Using fuzzy neural networks for improving the prediction of children with autism through mobile devices. In: 2018 IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC). IEEE. p. 01086-01089.
Ellertson, A. (2012). Work in progress: Using smart mobile tools to enhance autism therapy for children. In 2012 Frontiers in Education Conference Proceedings (pp. 1- 2). IEEE.
Kalantarian, H., Jedoui, K., Dunlap, K., Schwartz, J., Washington, P., Husic, A. and Wall, D. P. (2020). The performance of emotion classifiers for children with parent- reported autism: quantitative feasibility study. JMIR mental health, 7(4), e13174.
Liu, W., Zhou, T., Zhang, C., Zou, X. and Li, M. (2017). Response to name: A dataset and a multimodal machine learning framework towards autism study. In: 2017 Seventh International Conference on Affective Computing and Intelligent Interaction (ACII). IEEE. p. 178-183.
Silva, Martony, Moura, Igo and Soares, André (2017). Uso de tecnologias computacionais para o ensino de crianças com Transtorno do Espectro Autista: Um mapeamento sistemático da literatura. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). p. 173.
Tsangouri, C., Li, W., Zhu, Z., Abtahi, F. and Ro, T. (2016). An interactive facial- expression training platform for individuals with autism spectrum disorder. In: 2016 IEEE MIT Undergraduate Research Technology Conference (URTC). IEEE. p. 1-3.
Voss, C., Schwartz, J., Daniels, J., Kline, A., Haber, N., Washington, P. et al. (2019). Effect of wearable digital intervention for improving socialization in children with autism spectrum disorder: A randomized clinical trial. JAMA pediatrics, v. 173, n. 5, p. 446-454.
Publicado
15/06/2021
Como Citar
RODRIGUES, José Nazareno Alves; AIRES, Kelson Rômulo Teixeira.
Uma Pesquisa Exploratória Sobre a Utilização de Soluções Apoiadas em Inteligência Artificial e Tecnologias Móveis com Portadores de Transtorno do Espectro Autista. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 21. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 410-415.
ISSN 2763-8952.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2021.16084.