DysDTool: Uma Ferramenta Inteligente para a Avaliação e Intervenção no Apoio ao Diagnóstico da Dislexia

  • Jorge Zavaleta UFRJ
  • Raimundo José Macário Costa UFRJ
  • Sergio Manuel Serra da Cruz UFRJ / UFFRJ
  • Mary Manhães UFRJ
  • Luís Alfredo UFRJ
  • Renata Mousinho UFRJ

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar uma ferramenta modular baseada em técnicas de inteligência computacional que apoiam os especialistas na detecção, avaliação e intervenção no diagnóstico da dislexia. O módulo da avaliação está baseado em redes neurais não-supervisionadas para detectar e classificar os padrões da dislexia, sua validação utilizou uma amostra de 52 estudantes de 09-18 anos. O módulo de intervenção utiliza lógica nebulosa para inferir e classificar os diferentes graus da dislexia e sugerir a estratégia de aprendizagem mais adequada a ser aplicada em cada indivíduo e está em fase de desenvolvimento e validação.

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Publicado
16/07/2012
ZAVALETA, Jorge; COSTA, Raimundo José Macário; CRUZ, Sergio Manuel Serra da; MANHÃES, Mary; ALFREDO, Luís; MOUSINHO, Renata. DysDTool: Uma Ferramenta Inteligente para a Avaliação e Intervenção no Apoio ao Diagnóstico da Dislexia. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 12. , 2012, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 52-61. ISSN 2763-8952.