Proposta de um sistema para auxiliar o HEMORIO na tomada de decisão de distribuição do sangue entre as agências transfusionais

  • Daniele Barcelos da Silva UGF
  • Carlos Alberto Vieira Campos UGF

Resumo


O problema na distribuição de sangue é uma constante nas instituições de saúde. Trata-se de uma operação crítica, pois envolve diretamente vidas humanas. O Hemocentro do Rio de Janeiro (HEMORIO) tem a função do abastecimento de sangue nos hospitais do estado do Rio de Janeiro. Como quase sempre a demanda é maior que a oferta, o HEMORIO é desafiado em atender as agências transfusionais com o pouco estoque que possui. Este artigo propõe um sistema que sugere ao HEMORIO a distribuição mais adequada das bolsas de sangue, principalmente entre as grandes emergências, pois atualmente esse processo é feito manualmente.

Referências

Amorim, L. et al. (2000), “Textos de apoio em hemoterapia”. Rio de Janeiro: Fiocruz.

Furlan, J. D. (1998), “Modelagem de objetos através da UML”. São Paulo: Makron Books.

Larman, C. (2004), “Utilizando UML e padrões: uma introdução a análise e ao projeto orientados a objetos e ao processo unificado”. 2. ed. Porto Alegre:Bookman.

Mello, J.C.C.B.S. et al.(2006), “Algoritmo de alocação de recursos discretos com análise de envoltória de dados”. Rio de Janeiro.

Silva, D. B.(2008), “O desafio da distribuição do sangue: um sistema para auxiliar ao HEMORIO na decisão de distribuição do sangue entre as grandes emergências”. Trabalho de conclusão de curso, 83 páginas, Universidade Gama Filho.

Silva, E. M. et al. (1998), “Pesquisa operacional” 3. ed. São Paulo:Atlas.

Spinola, R.O. et. al. (2007), “Projeto de software orientado a objetos com UML 2.0”. Ano 4.Ed. Rio de Janeiro: SQL Magazine.
Publicado
20/07/2009
SILVA, Daniele Barcelos da; CAMPOS, Carlos Alberto Vieira. Proposta de um sistema para auxiliar o HEMORIO na tomada de decisão de distribuição do sangue entre as agências transfusionais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 9. , 2009, Bento Gonçalves/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2009 . p. 2099-2108. ISSN 2763-8952.