Classificação de Dados Botânicos e Geomorfológicos, Utilizando Redes Neurais Artificiais, Aplicados a Análise Ecoepidemiológica da Doença de Chagas em Abaetetuba, Barcarena e Bragança, no estado do Pará no período de 2000 a 2006

  • N. Veiga LabGeo/IEC/SVS/MS
  • C. Souza UFPE
  • D. Gasparetto LabGeo/IEC/SVS/MS
  • F. Barbosa
  • J. Monteiro
  • M. Barreiros
  • N. F. L. Soffiatti IEC

Resumo


Neste trabalho é mostrada a relação existente entre processos de degradação ambiental que ocorrem em diferentes ambientes geográficos com a incidência da Doença de Chagas nos municípios de Abaetetuba, Barcarena e Bragança, no período de 2000 a 2006. Para tal foi feita uma caracterização ambiental dos diversos tipos de vegetação que serviram para a análise da distribuição espacial dos ecótopos, utilizando um modelo de classificação neural de imagens de satélite. Após inter-relacionar os dados ambientais socioeconômicos e epidemiológicos com coordenadas geográficas, foi observada a existência de uma dependência espacial entre os mesmos. O presente trabalho foi considerado satisfatório face aos objetivos preconizados.

Palavras-chave: Epidemiologia, Rede Neural, Sistema de Informação Geográfica, Doença de Chagas, Classificação de Imagens

Referências

RAMALHO, Walter M. Sistemas de Informações Geográficas e Análise Espacial na Saúde Pública. Série: Capacitação e atualização em geoprocessamento em saúde. Volume 2, 2007.

BOSSEL, Hartmut. Indicators for Sustainable Development: Theory, Method, Applications. 1999 Disponível em [link]. Acessado em 23 de Março de 2008.

BARCELLOS, Christovam. BASTOS, Francisco. 1996. Aplicabilidade do SIG nas Investigações em Saúde. Disponível em [link]. Acessado em 23 de Março de 2008.

WALDMAN, Eliseu Alves. ROSA, Teresa Etsuko da Costa. Vigilância em Saúde Pública. 1998. Disponível em [link]. Acesso em 21 de Março de 2008.

ALVANHAN, Rosângela A. Menezes, et al. Vigilância Epidemiológica. 2007. Disponível em [link]. Acesso em 21 de Março de 2008.

KARRER, Daniel, et al. Redes Neurais artificiais: conceitos e aplicações.2005. Disponível em [link]. Acesso em 21 de Março de 2008.

FERNEDA, Edberto. Redes Neurais e sua aplicação em sistemas de recuperação de informação. Disponível em [link]. Acesso em 22 de Março de 2008.

QUINTANILHA, José Alberto. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Laboratório de Geoprocessamento. Classificação de Imagens. Disponível em [link]. Acesso 23 de Março de 2008.

VEIGA, Nelson. SENNA. 1996. Classificação Automática de Informações Geomorfológicas Utilizando o Modelo de Rede Neural BackPropagation.

FERNANDES, Anita Maria da Rocha. 2003. Inteligência Artificial: Noções Gerais. Editora VisualBooks.

TEIXEIRA, Antônio Lima C. 2007. Doença de Chagas e Evolução. Editora UNB.
Publicado
12/07/2008
VEIGA, N.; SOUZA, C.; GASPARETTO, D.; BARBOSA, F.; MONTEIRO, J.; BARREIROS, M.; SOFFIATTI, N. F. L.. Classificação de Dados Botânicos e Geomorfológicos, Utilizando Redes Neurais Artificiais, Aplicados a Análise Ecoepidemiológica da Doença de Chagas em Abaetetuba, Barcarena e Bragança, no estado do Pará no período de 2000 a 2006. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 8. , 2008, Belém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2008 . p. 71-80. ISSN 2763-8952.