Uma nova abordagem para a segmentação de pulmões utilizando o método de contorno ativo não paramétrico Optimum Path Snakes em imagens de tomografia computadorizada

  • Aldísio G. Medeiros
  • Solon A. Peixoto
  • Antonio Carlos S. Barros
  • Victor Hugo C. de Albuquerque
  • Pedro P. Rebouças Filho

Resumo


Este trabalho propõe uma nova abordagem para a segmentação pulmonar utilizando o método adaptativo e não paramétrico baseado em contornos ativos chamado Optimum Path Snakes (OPS), em imagem de tomografia computadorizada. O método é combinado com o extrator Análise de Densidades dos Tecidos Humanos (ADH) para a extração de características. Foram utilizadas 72 imagens pulmonares de voluntários com fibrose, doença pulmonar obstrutiva crõnica e sadios. Os resultados mostram que o OPS combinado com ADH apresenta potencial competitivo frente aos demais métodos comparados, alcançando valores de Acurácia e Sensibilidade na ordem de 99,88% 00,12 e 99,25% 00,33, respectivamente. Com índices de similaridade ao padrão-ouro superiores a 95%, em média, podemos concluir que a abordagem proposta pode ser utilizada para auxílio ao diagnóstico médico em pneumologia.

Publicado
06/07/2017
Como Citar

Selecione um Formato
MEDEIROS, Aldísio G.; PEIXOTO, Solon A.; BARROS, Antonio Carlos S.; DE ALBUQUERQUE, Victor Hugo C.; REBOUÇAS FILHO, Pedro P.. Uma nova abordagem para a segmentação de pulmões utilizando o método de contorno ativo não paramétrico Optimum Path Snakes em imagens de tomografia computadorizada. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 17. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . ISSN 2763-8952. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2017.3699.