Aprendizado de Máquina nos Jogos para Medicina: Uma Revisão Sistemática

  • Jesaı́as Carvalho Pereira Silva UFERSA
  • Everton Jales de Oliveira UFERSA
  • Francisco Milton Mendes Neto UFERSA
  • Araken de M Santos UFERSA
  • Paulo Gabriel G. Queiroz UFERSA
  • Alexandre Adler Cunha de Freitas UFERSA

Resumo


Este trabalho apresenta a condução de uma Revisão Sistemática da Literatura sobre o Aprendizado de Máquina em Jogos para medicina realizada em 4 fontes de pesquisa internacionais nos últimos 10 anos, cujo objetivo é identificar o estado da arte do aprendizado de máquina nos jogos para medi- cina. Como resultado da Revisão Sistemática apresentada neste trabalho, fo- ram analisados 1040 trabalhos, e desse total, 40 foram pré-selecionados e 12 foram selecionados para extração de dados. Entre os trabalhos selecionados, foi possı́vel elencar várias técnicas de aprendizado de máquina, tipos de apren- dizado, áreas da saúde e jogos utilizados na atualidade.

Referências

ABNT. (2004). Abnt nbr iso/iec 14598-6: Engenharia de software-avaliação de produto- parte 6: documentação de módulos de avaliação. Author.

Abt, C. C. (1987). Serious games. University press of America.

Ahmad, M. A., Mansoor, S. B., Khan, Z. A., Aqeel, W. A., Kabir, S. H. (2013). Benchmarking expert surgeons’ path for evaluating a trainee surgeon’s performance. In Proceedings of the 12th acm siggraph international conference on virtual-reality continuum and its applications in industry (pp. 57–62). http://dx.doi.org/10.1145/2534329.2534345

Alchalabi, A. E., Elsharnouby, M., Shirmohammadi, S., Eddin, A. N. (2017). Feasibility of detecting adhd patients’ attention levels by classifying their eeg signals. In Medical measurements and applications (memea), 2017 ieee international symposium on (pp. 314–319). http://dx.doi.org/10.1109/MeMeA.2017.7985895

Alchalabi, A. E., Shirmohammadi, S., Eddin, A. N., Elsharnouby, M. (2018). Focus: Detecting adhd patients by an eeg-based serious game. Ieee Transactions on Instrumentation and Measurement. http://dx.doi.org/10.1109/TIM.2018.2838158

Chouhan, T., Panse, A., Smitha, K. G., Vinod, A. P. (2015). A comparative study on the effect of audio and visual stimuli for enhancing attention and memory in brain computer interface system. In Systems, man, and cybernetics (smc), 2015 ieee international conference on (pp. 3104–3109). http://dx.doi.org/10.1109/SMC.2015.539

Clua, E. W. G. (2014). Jogos sérios aplicados a saúde. Journal of Health Informatics, 6.

Deo, R. C. (2015). Machine learning in medicine. Circulation, 132(20), 1920–1930. http://dx.doi.org/10.1161/CIRCULATIONAHA.115.001593

Deo, R. C., Musso, G., Tasan, M., Tang, P., Poon, A., Yuan, C., . . . others (2014). Prioritizing causal disease genes using unbiased genomic features. Genome biology, 15(12), 534. http://dx.doi.org/10.1186/s13059-014-0534-8

Faceli, K., Lorena, A., Gama, J., Carvalho, A. (2011). Inteligência artificial–uma abordagem de aprendizado de máquina. Rio de Janeiro: LTC.

Flores, C. D., Barros, P., Cazella, S., Bez, M. R. (2013). Leveraging the learning process in health through clinical cases simulator. In Serious games and applications for health (segah), 2013 ieee 2nd international conference on (pp. 1–6). http://dx.doi.org/10.1109/SeGAH.2013.6665303

Frutos-Pascual, M., Zapirain, B. G. (2017, June). Review of the use of ai techniques in serious games: Decision making and machine learning. Ieee Transactions on Computational Intelligence and AI in Games, 9(2), 133-152. http://dx.doi.org/10.1109/TCIAIG.2015.2512592

Galvão, T. F., Pereira, M. G. (2014). Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 23, 183–184.

George, L., Lotte, F., Abad, R. V., Lécuyer, A. (2011). Using scalp electrical biosignals to control an object by concentration and relaxation tasks: design and evaluation. arXiv preprint arXiv:1111.5285. http://dx.doi.org/10.1109/IEMBS.2011.6091554

Heller, M. D., Roots, K., Srivastava, S., Schumann, J., Srivastava, J., Hale, T. S. (2013). A machine learning-based analysis of game data for attention deficit hyperactivity disorder assessment. GAMES FOR HEALTH: Research, Development, and Clinical Applications, 2(5), 291–298. http://dx.doi.org/10.1089/g4h.2013.0058

Hervás, R., Johnson, E., de la Franca, C. G. L., Bravo, J., Mondéjar, T. (2016). A learning system to support social and empathy disorders diagnosis through affective avatars. In Ubiquitous computing and communications and 2016 international symposium on cyberspace and security (iucc-css), international conference on (pp. 93–100). http://dx.doi.org/10.1109/IUCC-CSS.2016.021

Kim, M., Angermann, J., Bebis, G., Folmer, E. (2013). Vizical: Accurate energy expenditure prediction for playing exergames. In Proceedings of the 26th annual acm symposium on user interface software and technology (pp. 397–404). http://dx.doi.org/10.1145/2501988.2502009

Kincaid, J. P., Hamilton, R., Tarr, R. W., Sangani, H. (2003). Simulation in education and training. In Applied system simulation (pp. 437–456). Springer. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4419-9218-5_19

Kitchenham, B. (2004). Procedures for performing systematic reviews (Keele University. Technical Report TR/SE-0401). Department of Computer Science, Keele University, UK.

Lima, R. M., Santos, A. M., Mendes Neto, F. M., Sousa Neto, A. F., Leão, F. C. P., Macedo, F. T., Canuto, A. M. P. (2016, May). A 3d serious game for medical students training in clinical cases. In 2016 ieee international conference on serious games and applications for health (segah) (p. 1-9). http://dx.doi.org/10.1109/SeGAH.2016.7586255

Luger, G. F. (2014). Artificial intelligence. Pearson Education.

Matsubara, E. T. (2004). O algoritmo de aprendizado semi-supervisionado co-training e sua aplicação na rotulação de documentos (Unpublished doctoral dissertation). Universidade de São Paulo.

Monard, M. C., Baranauskas, J. A. (2003). Conceitos sobre aprendizado de máquina. Sistemas Inteligentes-Fundamentos e Aplicações, 1(1), 32.

Norvig, P., Russell, S. (2014). Inteligência artificial: Tradução da 3a edição (Vol. 1). Elsevier Brasil.

Pearl, J. (2014). Probabilistic reasoning in intelligent systems: networks of plausible inference. Elsevier.

Perdiz, J., Garrote, L., Pires, G., Nunes, U. J. (2018, May). Measuring the impact of reinforcement learning on an electrooculography-only computer game. In 2018 ieee 6th international conference on serious games and applications for health (segah) (p. 1-8). http://dx.doi.org/10.1109/SeGAH.2018.8401359

Zielke, M. A., Zakhidov, D., Hardee, G. M., Pradeep, J., Evans, L., Lodhi, Z., . . . Ward, E. (2018). Exploring medical cyberlearning for work at the human/technology frontier with the mixed-reality emotive virtual human system platform. In 2018 ieee 6th international conference on serious games and applications for health (segah) (pp.1–8). http://dx.doi.org/10.1109/SeGAH.2018.8401366
Publicado
11/06/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Jesaı́as Carvalho Pereira; DE OLIVEIRA , Everton Jales ; NETO, Francisco Milton Mendes; SANTOS, Araken de M ; QUEIROZ, Paulo Gabriel G.; DE FREITAS, Alexandre Adler Cunha . Aprendizado de Máquina nos Jogos para Medicina: Uma Revisão Sistemática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 19. , 2019, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 70-81. ISSN 2763-8952. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2019.6243.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)