Utilizando Análise Espacial na Identificação dos Territórios de Unidades Básicas de Saúde e sua Correlação com Casos de Hanseníase

  • Marcos J.S. Baia UFOPA
  • Guilherme A. B. Conde UFOPA
  • Valney Mara G. Conde UEPA

Resumo


Objetivo deste trabalho foi realizar a correlação entre a cobertura e abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com a distribuição espacial dos casos de hanseníase no município hiperendêmico de Santarém região oeste do estado do Pará. A metodologia utilizada para a realização deste estudo, foi o mapeamento das coberturas territorial das UBS, da sua abrangência, ou seja, a área de atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os casos de Hanseníase do período de 2003 a 2013, para isso utilizou- se um Sistema de Informação Geográfica (SIG) para a visualização da distribuição espacial dos casos de hanseníase em relação à cobertura e abrangência da UBS no município. Tivemos como resultado os desenvolvimentos de shapefiles da cobertura e abrangência da UBS e a distribuição dos casos de hanseníase. Por meio do uso da análise espacial foram identificadas as áreas descobertas pelas UBS, bem como a distribuição espacial dos casos de Hanseníase.

Referências

Amador, M.P.S.C. (2004) “Soroprevalência para hanseníase em áreas endêmicas do Estado do Pará”. Universidade Federal do Pará, Núcleo em Medicina Tropical, Belém.

Eidt, L. M. (2004) “Breve história da hanseníase: sua expansão do mundo para as Américas, o Brasil e o Rio Grande do Sul e sua trajetória na saúde pública brasileira”. Saúde e Sociedade, São Paulo.

Carvalho, P. I. O. (2016) “Estratégia Saúde da Família e Hanseníase: Análise Territorial”. In: XV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, Goiânia.

Brasil, M.S. (2011) “Secretaria de Vigilância em Saúde. Sistema nacional de vigilância em saúde: relatório de situação: Pará/ Ministério da Saúde”. Brasília.

Barreto, J. G. et al (2014) “Spatial Analysis Spotlighting Early Childhood Leprosy Transmission in a Hyperendemic Municipality of the Brazilian Amazon Region. PLOS Neglected Tropical Diseases. Volume 06” http://dx.doi.org/10.1371/journal.pntd.0002665

Talhari S. (2006) “Introdução, agente etiológico, transmissão, cultura, inoculação, aspectos laboratoriais, patogenia e diagnóstico”. In: Hanseníase 4a edição. Manaus.

Amaral, E.P. (2008) “Análise Espacial da Hanseníase na Microrregião de Almenara – Minas Gerais: Relações entre a Situação Epidemiológica e as Condições Socioeconômicas” Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem. Belo Horizonte.

Braga, C (2001) “Avaliação do indicador sócio-ambiental utilizado no rastreamento de áreas de transmissão de filarióse linfática em espaços urbanos”. In: Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro.

Hino, P., Villa, T.C.S., Cunha, T.N., Santos, C.B. (2010) “Distribuição espacial de doenças endêmicas no Município de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. Rev. Ciência e Saúde Coletiva”. www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/artigo_int.php?Id_artigo=1959>

Rodrigues, A. F., Escobar, A. L., Souza-Santos, R. (2008) “Análise espacial e determinação de áreas para controle da malária no Estado de Rondônia. Rev Soc Bras Med Trop. 41:55-64. 2008”.
Publicado
11/06/2019
Como Citar

Selecione um Formato
BAIA, Marcos J.S.; CONDE, Guilherme A. B.; CONDE, Valney Mara G. . Utilizando Análise Espacial na Identificação dos Territórios de Unidades Básicas de Saúde e sua Correlação com Casos de Hanseníase. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 19. , 2019, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 164-174. ISSN 2763-8952. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2019.6251.