Aplicando o Reconhecimento Visual de Movimentos da Lı́ngua para Dinâmicas de Jogos Digitais em Terapias Fonoaudiológicas

  • Lenington C. Rios UEFS
  • Washington P. Batista UEFS
  • Victor T. Sarinho UEFS

Resumo


Terapias fonoaudiológicas costumam ser repetitivas e cansativas, causando impaciência e por muitas vezes a descontinuidade do tratamento de crianças e adolescentes. Este trabalho apresenta a aplicação de técnicas de re- conhecimento visual na interpretação e captura de movimentos da lı́ngua exe- cutados em terapias fonoaudiológicas. Como resultado, tem-se a possibilidade de integrar exercı́cios básicos de fortalecimento muscular oral com dinâmicas de jogos digitais diversos, permitindo assim uma maior aceitação dos pacientes as rotinas aplicadas nas respectivas terapias.

Referências

Abadi, M., Barham, P., Chen, J., Chen, Z., Davis, A., Dean, J., Devin, M., Ghemawat, S., Irving, G., Isard, M., et al. (2016). Tensorflow: a system for large-scale machine learning. In OSDI, volume 16, pages 265–283.

Amaral, M. S., Moraes, R. M. M., Furlan, E. B. d. L. C., and Motta, A. R. (2015). Utilização de método para reabilitação da força da lı́ngua associado a jogos computacionais: estudo piloto. XXII Congresso Brasileiro e IX Congresso Internacional de Fonoaudiologia.

Barra, D. C. C., Nascimento, E. R. P. d., Martins, J. d. J., Albuquerque, G. L., and Erdmann, A. L (2006). Evolução histórica e impacto da tecnologia na área da saúde e da enfermagem. Revista Eletrônica de Enfermagem, 8(03):422–430. http://dx.doi.org/10.5216/ree.v8i3.7081

Do, Q., Son, T. C., and Chaudri, J. (2017). Classification of asthma severity and medication using tensorflow and multilevel databases. Procedia Computer Science, 113:344–351. http://dx.doi.org/10.1016/j.procs.2017.08.343

Kothari, M., Svensson, P., Jensen, J., Holm, T. D., Nielsen, M. S., Mosegaard, T., Nielsen, J. F., Ghovanloo, M., and Baad-Hansen, L. (2014). Tongue-controlled computer game: a new approach for rehabilitation of tongue motor function. Archives of physical medicine and rehabilitation, 95(3):524–530. http://dx.doi.org/10.1016/j.apmr.2013.08.008

Linietsky, J., Manzur, A., and Community, G. (2014). http://docs.godotengine.org/. Accessed: 2019-04-20. Godot docs.

Orozco, M., Silva, J., El Saddik, A., and Petriu, E. (2012). The role of haptics in games. In Haptics rendering and applications. InTech.

Pan, T.-Y., Wong, Y.-X., Lee, T.-C., and Hu, M.-C. (2015). A kinect-based oral rehabilitation system. In Orange Technologies (ICOT), 2015 International Conference on, pages 71–74. IEEE. http://dx.doi.org/10.1109/ICOT.2015.7498478

Rodrigues, H. F. et al. (2011). Aplicando sistemas hápticos em serious games: um jogo para a educação em higiene bucal. Universidade Federal da Paraíba.

Sousa, A. d. S. et al. (2011). Serious games para a fonoaudiologia: uma abordagem voltada à terapia em motricidade orofacial. Universidade Federal da Paraı́ba.

TensorFlow (2018). An open source machine learning library for research and production. https://www.tensorflow.org/?hl=pt-br. Accessed: 2019-04-20.
Publicado
11/06/2019
Como Citar

Selecione um Formato
RIOS, Lenington C.; BATISTA, Washington P.; SARINHO, Victor T. . Aplicando o Reconhecimento Visual de Movimentos da Lı́ngua para Dinâmicas de Jogos Digitais em Terapias Fonoaudiológicas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 19. , 2019, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 270-275. ISSN 2763-8952. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2019.6261.