Otimização Multicritério dos Problemas de Ângulos de Feixe e Mapa de Fluência para Tratamentos Radioterápicos IMRT
Resumo
O câncer é uma doença que acomete milhares de pessoas no mundo inteiro, e a cada ano o número de pessoas diagnosticadas com algum tipo de câncer cresce. O tratamento de câncer baseado em radioterapia é o objeto de estudo deste trabalho. Este trabalho aborda dois problemas computacionais envolvidos na etapa de planejamento dos tratamentos radioterápicos: a seleção dos ângulos dos feixes de radiação e a determinação da quantidade de radiação que cada feixe deverá emitir, também conhecidos como Otimização do Ângulo de Feixe e Otimização do Mapa de Fluências. Algoritmos mono-objetivo e multiobjetivo com modelos de programação matemática foram desenvolvidos para resolução dos problemas. Os algoritmos implementados foram testados em um conjunto de casos reais de câncer de fígado e próstata e seus desempenhos são reportados no que diz respeito ao tempo computacional dispendido e qualidade das soluções encontradas.
Referências
Breedveld, S., Craft, D., Van Haveren, R., and Heijmen, B. (2018). Multi-criteria optimisation and decision-making in radiotherapy. European Journal of Operational Research.
Breedveld, S. and Heijmen, B. (2017). Data for trots–the radiotherapy optimisation test set. Data in brief, 12:143–149.
Cabrera, G., Ehrgott, M., Mason, A. J., Raith, A., et al. (2016). A matheuristic approach to solve the multiobjective beam angle optimization problem in intensity-modulated radiation therapy. International Transactions in Operational Research.
Ehrgott, M., Güler, ç ., Hamacher, H.W., and Shao, L. (2008). Mathematical optimization in intensity modulated radiation therapy. 4OR, 6(3):199–262.