Estudo piloto de validação de um chatbot de rastreamento, implementado para direcionar a teleassistência em COVID-19

  • Gabriel F. Cateb UFMG
  • Samuel Amaral UFMG
  • Samuel C. L. Gonçalves UFMG
  • Isaias J. R. Oliveira UFMG
  • Raquel O. Prates UFMG
  • Bruno A. Chagas UFMG
  • Milena S. Marcolino UFMG
  • Zilma S. N. Reis UFMG

Resumo


A pandemia do novo coronavírus tem sobrecarregado os sistemas de saúde ao limite da capacidade de atendimento. Nosso objetivo foi avaliar a eficácia de um chatbot desenvolvido para triagem de pacientes, antes de teleconsulta, para identificar sintomas de COVID-19. Sintomas informados no diálogo foram comparados com os relatados aos médicos, em um serviço de urgência. Em 96 pacientes, dispneia foi o sintoma mais frequente (16,6%) e o único que mostrou concordância moderada com a história registrada em prontuário eletrônico (Kappa=0,605). Concluindo, a tecnologia mostrou-se útil para detectar um dos sintomas graves da COVID-19, mas não foi possível evidenciar sua eficácia em relação aos sintomas menores.

Referências

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Publicado
15/06/2021
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CATEB, Gabriel F.; AMARAL, Samuel; GONÇALVES, Samuel C. L.; OLIVEIRA, Isaias J. R.; PRATES, Raquel O.; CHAGAS, Bruno A.; MARCOLINO, Milena S.; REIS, Zilma S. N.. Estudo piloto de validação de um chatbot de rastreamento, implementado para direcionar a teleassistência em COVID-19. In: CONCURSO DE TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 21. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 97-102. ISSN 2763-8987. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2021.16108.