Elementos de Design com Foco na Satisfação para Serious Games de Reabilitação e Condicionamento Físico Aplicados no jogo GiroJampa

  • Rebeca Raab Bias Ramos UFPB
  • Liliane S. Machado UFPB

Resumo


Tendo em vista a importância das atividades físicas e sabendo que os serious games tem sido uma alternativa estimulante para a prática das mesmas, o presente trabalho tem por objetivo apresentar novos requisitos para o design com foco na satisfação do usuário em serious games voltados à reabilitação e condicionamento físico. Esta proposição surgiu a partir da análise de requisitos de desenvolvimento do jogo GiroJampa, voltado a pessoas em cadeira de rodas.

Referências

Almeida, J. L. F. and Machado, L. (2021). Design requirements for educational serious games with focus on player enjoyment. Entertainment Computing, 38:100413.

Batista, T. V., Machado, L. S., and Valença, A. M. G. (2016). Surface electromyography for game-based hand motor rehabilitation. In 2016 XVIII Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), pages 140–144. IEEE.

Cabral, L. L., Nakamura, F. Y., Stefanello, J. M., Pessoa, L. C., Smirmaul, B. P., and Pereira, G. (2020). Initial validity and reliability of the portuguese borg rating of perceived exertion 6-20 scale. Measurement in Physical Education and Exercise Science, 24(2):103–114.

Dias, T. d. S., Conceição, K. F., Oliveira, A. I. A., and Silva, R. L. M. (2019). Contribuições da gameterapia para as habilidades cognitivas de um adolescente com paralisia cerebral. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 27(4):898–906.

Felix, Z. C., Machado, L., Silva, J. R. O., Silva, A., and Almeida, L. (2018). Avaliando satisfação do usuário a partir dos modelos gameow e pens: Um estudo com o jogo caixa de pandora mobile. Proceedings of SBGames.

Kassee, C., Hunt, C., Holmes, M. W., and Lloyd, M. (2017). Home-based nintendo wii training to improve upper-limb function in children ages 7 to 12 with spastic hemiplegic cerebral palsy. Journal of pediatric rehabilitation medicine, 10(2):145–154.

Lourenço, J. M. B. (2018). Jogos sérios para reabilitação motora com realidade virtual. tese [mestrado em engenharia eletrotécnica e de computadores]. Master’s thesis, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra.

O’Brien, H. L. and Toms, E. G. (2008). What is user engagement? a conceptual framework for dening user engagement with technology. Journal of the American society for Information Science and Technology, 59(6):938–955.

Oliveira, D. M., Maciel, A. B. d. R., Carneiro, M. I. S., Cardoso, A. C. d. A., Gama, A. E. F. d., Chaves, T. d. M., Teichrieb, V., Araújo, C. C. d., and Monte-Silva, K. K. (2013). Desenvolvimento e aprimoramento de um sistema computacional-ikapp-de suporte a reabilitação motora. Motriz: Revista de Educação Física, 19(2):346–357.

Souto E.C., Siebra C.A. and, S. L. (2019). Avaliação de um sistema de captura e visualização de parâmetros físicos em um ergômetro para cadeirantes. In XI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Monitorada. Alagoas, Brasil.
Publicado
15/06/2021
RAMOS, Rebeca Raab Bias; MACHADO, Liliane S.. Elementos de Design com Foco na Satisfação para Serious Games de Reabilitação e Condicionamento Físico Aplicados no jogo GiroJampa. In: CONCURSO DE TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 21. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 157-162. ISSN 2763-8987. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2021.16118.