Framework L para Desenvolvedores de mHealth no Contexto de Self-Care e Gamificação

  • Luma W. Oliveira UFG
  • Sérgio T. Carvalho UFG

Resumo


Este trabalho investiga como a gamificação é utilizada nas aplicações de saúde que possuem como propósito estimular o self-care. Há evidências na literatura que indicam a necessidade de se conhecer o perfil do usuário para empregar corretamente os elementos de jogos, sem extrapolar o objetivo prin- cipal da aplicação, que é tratar da saúde. Para superar esse problema, foi de- senvolvido um framework conceitual (método), composto por duas dimensões, Self-Care e Gamificação, que incorporam alguns conceitos e práticas para que um desenvolvedor de aplicações possa projetar sua aplicação. Na etapa de avaliação, foi utilizado o método misto, com aplicação de questionário e entre- vista online com especialistas. Os resultados indicam que o framework auxilia desenvolvedores a gamificar a aplicação mHealth, principalmente por estimu- lar o engajamento.

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Publicado
11/06/2019
OLIVEIRA, Luma W.; CARVALHO, Sérgio T.. Framework L para Desenvolvedores de mHealth no Contexto de Self-Care e Gamificação. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 19. , 2019, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 61-66. ISSN 2763-8987. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcas.2019.6285.