Atividades de iniciação em linguagem de programação na educação básica por meio da Elaboração Dirigida
Resumo
Este trabalho visa contribuir com a disseminação de propostas de atividades práticas para o desenvolvimento de competências e habilidades da Computação na educação básica, de acordo com o complemento à BNCC. A técnica da Elaboração Dirigida é utilizada para iniciar os estudantes em uma linguagem de programação, de forma lúdica e motivadora, por meio da utilização da plataforma digital gratuita Tinkercad.
Referências
MEC – Ministério da Educação. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Brasília, fev. 2022. Disponível em: [link].
Ribeiro, L., Cavalheiro, S., Foss, L., Cruz, M., & França, R. (2022). Proposta para Implantação do Ensino de Computação na Educação Básica no Brasil. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, SBIE 2022, p. 278-288.
Scheffel, E., Queiroz, R., Sampaio, F. F., & Motta, C. L. R. (2020). Hands-on STEAM: learning to program in Elementary School using Directed Elaboration. In Hands on Science, discovering and understanding the wonders of Nature, Viana do Castelo.
Seminério, F. (1984). Elaboração Dirigida: Um caminho para o Desenvolvimento Metaprocessual da Cognição Humana. In ISOP, v. 10, FGV, Rio de Janeiro.