Projeto InformAÇÃO: Letramento Crítico de Dados para uma Educação Emancipadora

  • Charles Soares Pimentel UFRJ
  • Maria Luiza M. Campos UFRJ
  • Giseli Rabello Lopes UFRJ

Resumo


O Projeto InformAÇÃO objetiva fomentar o Letramento Crítico de Dados em estudantes e educadores do Ensino Fundamental II e Médio. Enfatizando a importância do letramento em dados na sociedade atual e alinhando-se à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o projeto realiza atividades mão na massa e princípios da teoria Construcionista para desenvolver habilidades analíticas e críticas, preparando os participantes para uma interação ética e responsável com dados.

Referências

Ackermann, E. (2001). Piaget’s constructivism, Papert’s constructionism: What’s the difference. Future of learning group publication, 5(3), 438.

BRASIL. (2018) Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC.

Dangol, A., Dasgupta, S. (2023). Constructionist approaches to critical data literacy: A review. In Proceedings of the 22nd Annual ACM Interaction Design and Children Conference (pp. 112-123).

Louie, J. (2022). Critical data literacy: Creating a more just world with data. Computer Science, Mathematics.
Publicado
13/03/2024
PIMENTEL, Charles Soares; CAMPOS, Maria Luiza M.; LOPES, Giseli Rabello. Projeto InformAÇÃO: Letramento Crítico de Dados para uma Educação Emancipadora. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 116-120. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1702.