Estruturas de dados na BNCC – Introduzindo a noção de listas, pilhas e filas no 5º ano do ensino fundamental na perspectiva da aprendizagem significativa ausubeliana

  • Raquel Moreira Machado Fernandes Colégio Pedro II / UFRJ
  • Claudia Lage Rebello da Motta UFRJ

Resumo


Neste trabalho apresenta-se uma proposta para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades relacionadas à estrutura de dados no objeto de conhecimento “listas e grafos” do eixo “pensamento computacional” para o ensino de computação na educação básica numa perspectiva da aprendizagem significativa ausubeliana.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Computação - Complemento a BNCC. Brasília: MEC, 2022.

Farias, Ricardo. Filas - Queue - Estrutura de Dados e Algoritmos. [link], 2009

Farias, Ricardo. Filas - Queue - Estrutura de Dados e Algoritmos. [link], 2009

Moreira, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Instituto de Física. [link], 2012.

Ribeiro, L. et al. Diretrizes de Ensino de Computação na Educação Básica. Sociedade Brasileira de Computação, Relatório Técnico, n. 001, 2019.

Silva, L. P. Grafos na educação básica: do formal ao lúdico. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática. Universidade Federal da Paraíba. 2020 [link]

Song, Siang Wun. Listas lineares. [link], 2008
Publicado
13/03/2024
FERNANDES, Raquel Moreira Machado; MOTTA, Claudia Lage Rebello da. Estruturas de dados na BNCC – Introduzindo a noção de listas, pilhas e filas no 5º ano do ensino fundamental na perspectiva da aprendizagem significativa ausubeliana. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 1. , 2024, Porto Alegre/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 161-165. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2024.1744.