Uso de Quebra-cabeças para Trabalhar Conceitos de Pensamento Computacional e Representatividade de Gênero

  • Bárbara M. Quintela UFJF
  • Alessandreia Oliveira UFJF
  • Lara O. Esteves UFJF
  • Júlia de Paula Campos UFJF
  • Maria Luísa R. Guimarães UFJF
  • Ana Clara Verly UFJF

Resumo


O presente trabalho trata de uma abordagem para o ensino de Pensamento Computacional de forma desplugada em escolas, para alunos do ensino fundamental II, através da resolução de quebra-cabeças. O principal objetivo é desenvolver habilidades como lógica, decomposição de problemas, abstração e reconhecimento de padrões. Além disso, destaca a igualdade de gênero na Computação, revelando, ao final das atividades, imagens de personalidades femininas importantes na área. Essa abordagem não somente ensina conceitos computacionais, mas também inspira os alunos e valoriza as contribuições das mulheres, promovendo diversidade e inclusão no campo da tecnologia.

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Publicado
09/04/2025
QUINTELA, Bárbara M.; OLIVEIRA, Alessandreia; ESTEVES, Lara O.; CAMPOS, Júlia de Paula; GUIMARÃES, Maria Luísa R.; VERLY, Ana Clara. Uso de Quebra-cabeças para Trabalhar Conceitos de Pensamento Computacional e Representatividade de Gênero. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (SBC-EB), 2. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 127-132. DOI: https://doi.org/10.5753/sbceb.2025.6734.