Investigando Tecnologias Educacionais para o Ensino e Aprendizagem de Música para Deficientes Visuais Totais

  • Sara Elene Lobato dos Remedios Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Sandro Luís Freire de Castro Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Simone Bacellar Leal Ferreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo


O surgimento de tecnologias assistivas para o ensino de música para cegos trouxe inúmeros benefícios, porém, mesmo com a evolução tecnológica, os diferentes métodos de ensino podem não abranger a totalidade desse grupo. Portanto, se faz necessário conhecer as tecnologias disponíveis, para os pontos de convergência sejam conhecidos e novas funcionalidades sejam propostas. Para essa tarefa, este trabalho tem como objetivo investigar na literatura as tecnologias educacionais que apoiam o ensino e aprendizagem de música para deficientes visuais totais por meio de um mapeamento sistemático da literatura. Este trabalho apresentou um levantamento de tecnologias voltadas para músicos e alunos de música deficientes visuais.
Palavras-chave: Computational Musicology, Music, Society, and Technology, Software Systems and Languages for Sound and Music

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Publicado
24/10/2021
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REMEDIOS, Sara Elene Lobato dos; SILVA, Sandro Luís Freire de Castro; FERREIRA, Simone Bacellar Leal. Investigando Tecnologias Educacionais para o Ensino e Aprendizagem de Música para Deficientes Visuais Totais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO MUSICAL (SBCM), 18. , 2021, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 201-204. DOI: https://doi.org/10.5753/sbcm.2021.19447.