Cerâmica e silício na criação musical
Resumo
Esse artigo aborda uma pesquisa transdisciplinar entre áreas de música, computação, acústica e cerâmica. O projeto foi desenvolvido com a ideia de criar um instrumento composto por diversos smartphones que se comunicam por protocolos de rede gerados em patches criados no pure data em conjunto com a plataforma MobMuPlat. Sendo assim, temos um conjunto de ”vozes”, onde cada celular exerce o papel de um músico abstrato. Esses celulares são acoplados em amplificadores modelados em cerâmica que respondem de formas diversas às frequências tocadas, criando assim, uma camada sonora alterada, compondo o instrumento não só como um amplificador, mas também como efeito, influenciando no timbre final.
Referências
Serge De Laubier. The meta-instrument. Computer Music Journal, 22(1):25–29, 1998.
Matthew Lee and David Wessel. Connectionist models for real-time control of synthesis and compositional algorithms. icmc, san jose. International Computer Music Association, 1992.
Flávio Luiz Schiavoni, Pedro H. de Faria, and Jônatas Manzolli. Interaction and collaboration in computer music using computer networks: An ubimus perspective. Journal of New Music Research, 48(4):316–330, 2019.
Flávio Luiz Schiavoni, João Teixeira Araújo, Igino de Oliveira Silva Junior, and Isabella de Melo Freitas. As liÇÕes aprendidas com a orchidea. DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, 1(23):118–154, 2019.
Flávio Luiz Schiavoni, Eduardo Silva Xavier, and Paulo Gabriel Nunes Cançado. (orchidea) uma primeira aplicação para práticas musicais coletivas na orquestra de ideias. In Proceedings of the VIII Workshop on Ubiquitous Music (UBIMUS), volume 8, pages 120–131, São João del-Rei MG - Brazil, 2018.